Não tem sido fácil manter-se saudável para Pau Gasol, mas a aposentadoria continua fora dos planos imediatos do ídolo espanhol. O ala-pivô de 39 anos, quase recuperado de uma fratura no pé esquerdo, afirmou que sua intenção é disputar mais um ano de basquete profissional antes de encerrar a carreira. O próprio atleta revelou que deverá tomar uma decisão sobre o próximo time entre setembro e outubro.
“O meu plano é jogar outra temporada, se o pé estiver bom, na NBA ou na Europa. Uma campanha final com o Los Angeles Lakers é uma possibilidade atraente, despedir-me no Barcelona é atraente, mas preciso ver as possibilidades de reais para compreender a melhor situação”, contou o veterano, que está divulgando o lançamento do seu camp online, em entrevista à agência Associated Press.
No entanto, Gasol também revelou que pretende dar o seu adeus definitivo às quadras com a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos de Tóquio, dentro de um ano. “Eu estou sentindo-me bem e tive mais tempo para a recuperação por conta da paralisação das temporadas. Quando começar a correr e pular, terei mais informações para saber se o pé e o osso estão realmente sadios e quanto basquete ainda posso jogar”, pontuou.
A escolha dos três possíveis “destinos finais” para a carreira não é nada aleatória pelo experiente ala-pivô. No início de carreira, em Barcelona, Gasol foi bicampeão da Liga Espanhola e conquistou uma Copa do Rei. Ele venceu seus dois títulos da NBA com a camisa do Lakers, anos mais tarde. Com a seleção nacional, o astro ganhou três Eurobaskets e uma Copa do Mundo FIBA, além de duas medalhas de prata olímpicas.