8xBET

Ídolo, Manu Ginobili terá camisa aposentada pelo Spurs

Cerimônia será realizada no dia 28 de março do ano que vem, logo após o duelo contra o Cleveland Cavaliers

Fonte: Cerimônia será realizada no dia 28 de março do ano que vem, logo após o duelo contra o Cleveland Cavaliers

O San Antonio Spurs anunciou nesta terça-feira (30) que o ex-ala-armador Manu Ginobili, um dos ícones da franquia, terá sua camisa (#20) aposentada no próximo dia 28 de março, em uma cerimônia a ser realizada no AT&T Center, logo após o duelo contra o Cleveland Cavaliers.

Considerado o maior jogador sul-americano de basquete de todos os tempos, o ídolo argentino, de 41 anos, deixou as quadras em agosto deste ano, após ter disputado 16 temporadas e mais de mil partidas na NBA, sempre com a equipe de San Antonio.

Manu será o nono jogador da história da franquia texana a receber a honraria, juntando-se a Bruce Bowen (#12), Tim Duncan (#21), Sean Elliott (#32), George Gervin (#44), Avery Johnson (#6), Johnny Moore (#00), David Robinson (#50) e James Silas (#13).

Publicidade

Ginobili foi escolhido pelo Spurs na 57ª posição do Draft de 1999, mas só chegou à NBA em 2002, um ano depois de se sagrar MVP do Final Four e campeão da EuroLiga pelo Bologna, da Itália. Pela franquia de San Antonio, e sob o comando de Gregg Popovich, o argentino conquistou quatro títulos da liga (2003, 2005, 2007 e 2014), formando ao lado de Tim Duncan e Tony Parker o trio mais vitorioso de todos os tempos da NBA, com 575 triunfos, em 14 temporadas.

Além disso, o ala-armador é dono do maior aproveitamento da história da liga (72.1%) entre jogadores que participaram de pelo menos mil partidas, com 762 vitórias e 295 derrotas. Em 1.057 jogados disputados com a camisa do Spurs, Ginobili angariou médias de 13.3 pontos, 3.8 assistências e 3.5 rebotes. Duas vezes selecionado para o All-Star Game (2005 e 2011), e eleito melhor reserva da NBA, em 2008, ele é o jogador com mais arremessos de três pontos convertidos (1.495) e roubos de bola (1.392) da história do time texano.

Publicidade

Ginobili também é um dos sete jogadores na história que atuaram por apenas uma franquia na NBA em mais de 15 temporadas. Os outros são Kobe Bryant, Tim Duncan, John Havlicek, Reggie Miller, Dirk Nowitzki e John Stockton.

Pela seleção da Argentina, Manu conquistou o ouro olímpico em Atenas (2004), a medalha de prata no Mundial de 2002, em Indianápolis, e a de bronze nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. Somente o argentino e o norte-americano Bill Bradley conseguiram a façanha de serem campeões olímpicos, da NBA e da EuroLiga. Ginobili foi o primeiro jogador não nascido nos Estados Unidos com pelo menos um ouro olímpico e um título da NBA no currículo.

Publicidade

Titular em apenas 33% das partidas disputadas na liga, o argentino é um exemplo de que o impacto em quadra supera as estatísticas. Inegavelmente, Ginobili será escolhido em breve para o Hall da Fama do basquete.

Últimas Notícias

Comentários