O Los Angeles Lakers anunciou uma inesperada e dramática reformulação em sua diretoria nesta terça-feira. Contratado como consultor da alta cúpula da equipe no início do mês, Magic Johnson foi efetivado ao posto de presidente de operações da organização. As mudanças também incluíram a demissão do gerente-geral Mitch Kupchak e a saída de Jim Buss do cargo de vice-presidente operacional.
“Hoje, eu tomei uma série de decisões que, acredito, ajudarão a recolocar a equipe no patamar exigido por Jerry Buss [falecido dono] e os torcedores. Johnson, Luke [Walton, técnico] e nosso novo gerente-geral ainda a ser contratado estabelecerão as fundações da nova geração de grandeza do Lakers”, explicou a mandatária do time, Jeanie Buss, por meio de nota oficial.
As alterações representam uma enorme ruptura na franquia, uma vez que Kupchak estava em sua 17ª temporada como GM e Jim Buss era vice-presidente operacional há 12 anos. A princípio, Magic vai acumular o cargo de gerente-geral nas próximas semanas – incluindo no fechamento da janela de transferências da temporada – até que um novo profissional seja contratado.
“É um sonho que realiza-se voltar ao Lakers como presidente de operações, tendo a chance de trabalhar ao lado da família Buss. Desde 1979, eu tenho sido uma parte da nação Lakers e um apaixonado pela organização. Farei tudo o que for necessário para construir uma cultura vencedora, dentro e fora de quadra”, garantiu o eterno camisa #32 de Los Angeles.
De acordo com Baxter Holmes, da ESPN, um candidato fortíssimo ao cargo de GM do Lakers seria o empresário Rob Pelinka. O agente é muito próximo da franquia por ter cuidado da carreira do astro Kobe Bryant e mantém relações com vários profissionais da equipe. O novo presidente de operações, inclusive, já disse que planeja trazer o próprio Kobe para ajudá-lo na reestruturação do Lakers.
Earvin “Magic” Johnson é um dos maiores jogadores da história da NBA – e, por extensão, da franquia angelina. Ele realizou todas as suas 13 temporadas e 906 partidas como profissional pelo Lakers, conquistando cinco títulos da liga e três prêmios de MVP. A camisa #32 é aposentada no time em homenagens às suas contribuições dentro de quadra.