O ídolo da NBA Lenny Wilkens morreu no domingo (9), aos 88 anos. De acordo com familiares, ele faleceu de forma pacífica, mas a causa da morte não foi divulgada. Membro do Hall da Fama tanto como jogador quanto como técnico, ele foi um dos nomes mais respeitados e influentes da história do basquete mundial.
Em 15 anos de carreira como jogador, Lenny Wilkens foi nove vezes All-Star e líder em assistências da NBA em duas temporadas. Por conta da inteligência em quadra e pelo jogo elegante, a lenda da NBA foi também jogador e técnico ao mesmo tempo por quatro anos, sendo três no Seattle SuperSonics e um no Portland Trail Blazers.
Como técnico, Wilkens levou o SuperSonics ao título da NBA em 1979, o primeiro e único da franquia. Além disso, foi eleito Técnico do Ano em 1994.
Ao longo da carreira, Wilkens acumulou 1.332 vitórias, a terceira maior marca da história da NBA. Ademais, comandou equipes da liga em 2.487 jogos, o maior número de partidas dirigidas por um treinador na liga.
“Lenny Wilkens representava o que há de melhor em um ídolo na NBA. Afinal, ele foi Hall da Fama como jogador, como técnico e um dos embaixadores mais respeitados do jogo”, afirmou o comissário Adam Silver, em nota. “Tanto que, quatro anos atrás, Lenny recebeu a distinção única de ser nomeado um dos 75 maiores jogadores e 15 maiores técnicos de todos os tempos.”
Lenny Wilkens começou a carreira no basquete através do Providence College, após um padre pedir para o diretor a chance dele tentar uma bolsa, mesmo sem experiência. O gesto mudou sua vida. Isso porque o ex-jogador se tornou a primeira grande estrela da universidade.
Leia mais!
- Boletim de rumores e trocas da NBA (08/11/2025)
- NBA: Draymond Green critica empenho do Warriors
- Kawhi Leonard desfalca Clippers na NBA
Vale lembrar que Wilkens foi uma escolha de primeira rodada no Draft da NBA de 1960 pelo St. Louis Hawks. Então, na equipe, ele se destacou como armador cerebral e líder natural. Em 1968, foi trocado para Seattle, onde viveu alguns dos melhores momentos da carreira.
Wilkens também deixou sua marca em outros times da NBA, como Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Toronto Raptors e New York Knicks. Em 1995, ultrapassou Red Auerbach e se tornou o técnico com mais vitórias na história da liga, um feito que comemorou de forma simples.
“Ele era meu padrão. Acendi aquele charuto como uma homenagem. Nunca tinha fumado um na vida, quase engasguei, mas quis celebrar o momento em respeito a ele”, disse Lenny Wilkins, na época em que bateu o recorde.
Além da NBA, Wilkens foi campeão olímpico com os Estados Unidos em Atlanta 1996, comandando uma equipe repleta de estrelas.
Por fim, mesmo após a aposentadoria, seguiu como uma referência no esporte e na comunidade. Por 17 anos, afinal, presidiu a Associação de Treinadores da NBA e criou a Fundação Lenny Wilkens, que arrecadou milhões de dólares para causas sociais em Seattle.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / Instagram

