Poucas pessoas simbolizam o ativismo no esporte com mais propriedade e perspectiva histórica do que o lendário Bill Russell. E, com as manifestações antirracismo que tomam conta dos EUA, o ex-pivô de 86 anos evidentemente não ficaria em silêncio. O ídolo do Boston Celtics utilizou as redes sociais para apoiar os protestos e fazer uma contundente crítica ao presidente do país, Donald Trump.
“Trump, você projeta essa sua narrativa de que ajoelhar-se é um ato de desrespeito e antipatriótico. Nunca foi sobre isso. Você é uma pessoa que divide o nosso país e um covarde. É necessária verdadeira coragem para defender o que é certo e arriscar sua própria vida em meio a uma pandemia”, exaltou o 11 vezes campeão da NBA como jogador, usando a hashtag Black Lives Matter (vidas negras importam).
Trump tem sido extensamente criticado por defender a repressão e truculência policial (e até militar) para reprimir manifestações nos EUA – a violência policial que, ironicamente, foi a causa da morte de Floyd e estopim dos protestos.
Russell foi o primeiro astro negro da liga e utilizou a sua visibilidade para lutar contra o racismo sistêmico nos EUA, como um militante do movimento “Black Power” e apoiador Muhammad Ali na polêmica envolvendo sua recusa em alistar-se ao exército. A imagem do ex-pivô no post ganha ainda maior simbologia por vestir a medalha presidencial da liberdade – maior condecoração civil dos EUA, recebida de Barack Obama em 2011.
#Trump you projected your narrative that #TakingAKnee is disrespectful & #UnAmerican it was never about that! You are divisive & a coward. It takes true courage 2 stand 4 what is right & risk your life in the midst of a #pandemic #Proud2kneel #BlackLivesMatter @MSNBC @BostonGlobe https://t.co/nhNITHSrxo pic.twitter.com/h0PuUYVFwu
Publicidade— TheBillRussell (@RealBillRussell) June 7, 2020