O Chicago Bulls pode ter sua eliminação da temporada oficializada neste domingo, caso o Indiana Pacers confirme seu favoritismo sobre o Brooklyn Nets. E, para o treinador Fred Hoiberg, o marco inicial para a derrocada da equipe foi bem antes do que muitos andam projetando. O técnico acredita que todos os problemas, dentro e fora de quadra, tiveram origem na cobrança pública que o astro Jimmy Butler fez ao seu trabalho, pedindo postura mais dura com o elenco, ainda em dezembro.
“Acho que nós tivemos um início de temporada muito sólido. Então, algumas coisas aconteceram por aqui. A maior parte delas veio com o comentário de Jimmy após a derrota em Nova Iorque. A pergunta era se eu mudaria minha forma de abordar as pessoas. Não estou criticando ninguém, não é minha intenção, mas essa é a minha impressão”, afirmou o (contestadíssimo) Hoiberg, que está finalizando sua primeira campanha como técnico na NBA.
No momento em que Butler cobrou o treinador, dizendo ser um profissional “calado demais” e que a equipe precisava ser comandada “bem mais duro”, o Bulls possuía 15 vitórias em 25 partidas. Desde então, a campanha do time realmente registrou piora: foram 30 derrotas em 55 jogos. A situação revela-se ainda pior analisando apenas os resultados de março em diante: “motivado” por disputar uma vaga nos playoffs, Chicago ganhou só nove em 21 duelos.