San Antonio Spurs 100 x 105 Miami Heat
O Spurs pode ser multado ou o que for, mas o que os reservas da equipe fizeram em quadra hoje ficará marcado. Sem Tony Parker, Danny Green, Manu Ginóbili e Tim Duncan, poupados, o técnico Gregg Popovich colocou em quadra uma equipe inexperiente e que parecia ser frágil para encarar o poderoso Miami Heat.
Com Patrick Mills e Nando De Colo na armação, Boris Diaw e Matt Bonner nas alas, e Tiago Splitter como pivô, os visitantes começaram mal o jogo e iam ficando para trás no marcador. Até que o time começou a rodar e usar os seus reservas para tomar a frente do jogo. Muito mais forte e entrosado, o Heat retomou a liderança no intervalo, mas a apresentação do Spurs era de assustar.
No terceiro período, os titulares do Spurs (ou reservas, chame-os como quiserem) mudaram o panorama da partida. Comandados por Splitter e De Colo, o time pressionou o adversário e deixou Erik Spoelstra e toda a torcida que lotou o ginásio em Miami apreensiva.
O problema é que, por ser um quinteto montado basicamente por jogadores que, normalmente não estão em quadra nos momentos decisivos dos duelos, o Heat acabou se beneficiando. Lebron James e Ray Allen (sempre ele), mostraram porque são dois dos melhores fechadores de jogos e praticamente garantiram a vitória. Gary Neal teve a chance de virar o placar em bola de três, mas o ala-armador acabou se enrolando e cometendo a falta. Na sequência, Patrick Mills, desajeitado, também errou e, por fim, o Heat saiu vencedor.
Destaques
Spurs
Tiago Splitter: 18 pontos e nove rebotes
Nando De Colo: 15 pontos, seis rebotes, cinco assistências e cinco erros de ataque
Gary Neal: 20 pontos, quatro rebotes, sete assistências e seis erros de ataque
Matt Bonner: 10 pontos e 10 rebotes
Boris Diaw: 12 pontos e seis rebotes
Heat
Lebron James: 23 pontos, nove rebotes, sete assistências, quatro roubadas de bola e quatro erros de ataque
Chris Bosh: 18 pontos e 12 rebotes
Ray Allen: 20 pontos
Dwyane Wade: 19 pontos, cinco rebotes e cinco assistências
Denver Nuggets 105 x 106 Golden State Warriors
Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o Warriors começou em cima do Nuggets, não dando espaço para o adversário. Mas após um bom primeiro quarto, a equipe se perdeu em quadra e foi dominada pelo forte jogo de transição imposto pelos visitantes e acabou ficando para trás no placar.
Para a sorte do time de Oakland, os comandados de George Karl também sofreram um apagão e permitiram que, no último quarto, os anfitriões tomassem a liderança. David Lee, Stephen Curry e Klay Thompson faziam partida brilhante e não queriam deixar a vitória escapar por nada.
Faltando poucos segundos do fim, três pontos atrás no placar, Andre Iguodala cavou uma falta para o Nuggets e teria a oportunidade de empatar com três lances-livres. O ala converteu os dois primeiros e, no rebote do terceiro, a bola acabou ficando para a franquia de Denver, que teria mais uma chance de vencer. Bola para Lawson, que se enroscou com Curry e, após demorada conferência entre os árbitros, outra chance para tentar a virada. Dessa vez saindo do fundo da quadra, Andre Miller achou Iguodala do outro lado. O camisa 9 até acertou o arremesso, mas o cronômetro já havia apitado o final do embate.
Essa foi a oitava derrota do time de Denver em 16 jogos. Já o Warriors acumula nove triunfos em 16 possíveis.
Destaques
Nuggets
Danilo Gallinari: 20 pontos e nove rebotes
Andre Iguodala: 22 pontos, quatro rebotes, quatro assistências, três roubadas de bola e três erros de ataque
Ty Lawson: 17 pontos, nove assistências e quatro roubadas de bola
Kenneth Faried: 10 pontos, sete rebotes e cinco tocos
JaVale McGee: 11 pontos e sete rebotes
Warriors
David Lee: 31 pontos, nove rebotes, seis assistências e quatro erros de ataque
Stephen Curry: 20 pontos, 10 assistências e quatro roubadas de bola
Jarret Jack: 18 pontos e cinco assistências
Klay Thompson: 21 pontos e nove rebotes