O Atlanta Hawks pode ir buscar seu novo técnico no basquete europeu. De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o italiano Ettore Messina é um dos principais candidatos a assumir a equipe no segundo semestre. Caso seja contratado, o profissional de 53 anos será o primeiro treinador nascido no velho continente a comandar um time da NBA.
Messina está a frente do CSKA Moscou (Rússia) neste momento, mas seu contrato possui uma cláusula de liberação em caso de proposta da NBA. O termo foi exigência do técnico, que vem cultivando o sonho de assumir uma equipe na liga norte-americana. Entre 2011 e 2012, ele foi consultor especial de Mike Brown no Los Angeles Lakers.
O gerente-geral do Hawks, Danny Ferry, teria se encontrado com o treinador italiano na última semana, durante o Final Four da Euroliga. O nome favorito do dirigente para assumir o cargo é Stan Van Gundy, mas rumores dão conta que o ex-comandante do Orlando Magic não voltará a treinar neste ano. Na última quarta-feira, o time entrevistou Nate McMillan (ex-Portland Trail Blazers).
Considerado uma das mentes mais brilhantes do basquete europeu, Messina foi eleito um dos dez maiores técnicos da história da Euroliga. Ele conquistou quatro títulos da competição (1998, 2001, 2006 e 2008) e ainda conduziu a seleção italiana ao vice-campeonato continental em 1997. Por seus serviços ao esporte do país natal, foi introduzido no Hall da Fama Italiano em 2008.