O craque James Harden foi o grande vencedor da primeira edição do prêmio de melhores do ano da Associação dos Jogadores da NBA (NBPA). Diferente da premiação oficial da liga, que é definida por um grupo de 130 jornalistas especializados dos EUA e Canadá, o ala-armador do Houston Rockets superou Stephen Curry e levou o prêmio de MVP da última temporada na opinião dos atletas.
“Eu quero agradecer minha mãe, família e amigos pelo contínuo apoio ao longo desses anos. Também agradeço à NBPA, por dar voz aos atletas e seus pensamentos. E, lógico, aos meus colegas, os atletas. O voto de cada um de vocês significa muito e sou grato por isso”, declarou Harden, em discurso ao receber o prêmio mais importante da cerimônia que aconteceu em Las Vegas.
Curry, porém, não terminou a noite de mãos vazias. O armador do Golden State Warriors saiu da premiação com três troféus: atleta decisivo do ano (clutch), jogador mais difícil de ser marcado e melhor mando de quadra da temporada (recebido em nome da franquia, ao lado dos companheiros Andre Iguodala, Harrison Barnes e Festus Ezeli).
LeBron James, que também estava indicado a MVP e não estava presente no evento, ganhou o prêmio de “atleta que você secretamente gostaria de ter no seu time”. O pivô DeAndre Jordan, do Los Angeles Clippers, levou como melhor defensor da temporada. Fechando o circuito competitivo, Gregg Popovich foi eleito “técnico para quem eu gostaria de jogar”.
O armador Chris Paul, presidente da NBPA, ganhou o prêmio visionário Oscar Robertson por suas contribuições dentro e fora de quadra. Já o veterano Ray Allen foi eleito homem do ano pela Associação. Por fim, o prêmio “gamechanger” (pelo conjunto da obra e contribuições ao esporte), ficou com o ídolo Allen Iverson, que concedeu um emocionante discurso de agradecimento.
“Este é um dos prêmios mais especiais que já recebi na vida e o motivo disso é que ele vem de vocês, que estão todos os dias dando o seu melhor dentro de quadra. Este mundo é uma luta diária, eterna. Por isso, agradeço minha família, amigos e os fãs, que sempre acreditaram em mim. Agradeço meus filhos, que sempre melhoram meu dia quando chego em casa. E agradeço minha esposa, que conheci há 16 anos e ainda está aqui comigo”, disse o MVP da liga em 2001.