https://www.youtube.com/watch?v=Bs1pZs0cPM0
James Harden teve a segunda maior média de pontuação desta temporada, liderou o Houston Rockets ao segundo melhor recorde do Oeste e, agora, está nas semifinais da conferência. Tudo isso, porém, não foi o suficiente para que ele superasse o armador Stephen Curry na corrida pelo prêmio de MVP. O astro reconheceu a decepção com a notícia, mas o início da série contra o Los Angeles Clippers ajudou-o a minimizar a tristeza.
“É difícil, mas nós estamos na segunda rodada dos playoffs e tenho mais coisas com que me preocupar. O Clippers é uma ótima equipe que está em um bom momento. Não deu para ser MVP, mas há algo mais nessa temporada para continuar jogando”, disse o segundo colocado na votação oficial da liga, colocando a disputa do título acima de prêmios individuais.
A notícia de que o prêmio seria dado a Curry chegou ao Rockets durante o treino da manhã desta segunda-feira, enquanto a equipe se preparava para o primeiro jogo da série contra o Clippers. Harden tentava ser somente o terceiro atleta da franquia a ser eleito jogador mais valioso da NBA, ao lado dos lendários ex-pivôs Hakeem Olajuwon (1993-94) e Moses Malone (78-79 e 81-82).
Assim como o ala-armador, seus companheiros de elenco ficaram decepcionados com a perda do MVP. No entanto, como ele também, fizeram questão de lembrar que ainda estão na briga pelo título e a premiação coletiva é o mais importante. “Todos nós estamos muito tristes por James não ter vencido, mas nosso objetivo é vencer o campeonato e estamos focados nisso”, garantiu o pivô Dwight Howard.
De 130 votos possíveis na eleição do MVP, Harden ficou com 25. Curry ganhou 100 votos de primeiro lugar e os cinco restantes acabaram com o ala LeBron James (Cleveland Cavaliers). Em 81 partidas disputadas na última temporada regular, o astro de 25 anos registrou médias de 27.4 pontos, 5.7 rebotes, 7.0 assistências e 2.0 roubos de bola em quase 37 minutos de ação por noite.