Kobe Bryant teve atuações memoráveis na carreira, mas poucas são comparadas quanto ao jogo em que anotou 81 pontos diante do Toronto Raptors. O ídolo do Los Angeles Lakers, falecido em janeiro de 2020, deixou o mundo espantado naquela noite de domingo, 22 de janeiro de 2006.
Na época, o Lakers não tinha um elenco tão forte como nos anos anteriores, mas vinha de com campanha positiva. Shaquille O’Neal havia sido trocado para o Miami Heat dois anos antes e a equipe tentava voltar aos playoffs. Era uma fase de transição, portanto.
Dias antes de Bryant fazer os 81 pontos, ele já havia emendado uma sequência de cinco jogos com, pelo menos, 40 pontos. Kobe terminou aquela campanha como o cestinha, mas não ficou com o prêmio de MVP, recebido apenas em 2007-08.
Veja alguns lances.
“Aquela noite foi realmente uma ode ao poder da imaginação. Há vários jogadores entrando na NBA, mas que não acham ser possível fazer 80 pontos em um jogo. No entanto, nunca tive limites. Eu sempre achei que 80, 90, 100 pontos era possível. Aquele jogo é uma mostra do que acontece quando você não coloca um teto no que é capaz de fazer”, contou Kobe, em entrevista à ESPN há seis anos.
Confira declarações de atletas, ex-jogadores e técnicos sobre a atuação histórica de Kobe:
Rick Carlisle (técnico do Indiana Pacers): “Eu já não me sinto tão mal por todas as atuações de 45 pontos que ele teve contra a gente”.
Scottie Pippen (lenda do Chicago Bulls): “Foi soberbo, definitivamente. É algo novo para mim, que chocou-me quando fiquei sabendo. Lembro de terem me avisado daquele jogo às três da manhã, mas acho que não consegui dormir mais naquela madrugada”.
Tracy McGrady (ex-jogador): “Bem, eu acho que não consigo marcar 81 pontos no videogame”.
Larry Bird (lenda do Boston Celtics): “Foi incrível. Foi realmente incrível. Foram muitos pontos. Não há dúvidas de quão bom Kobe era, mas, quando você começa a pontuar desse jeito, tudo fica inacreditável. Seria difícil de acreditar se não tivesse visto e soubesse que foi verdade”.
Dwyane Wade (ídolo do Miami Heat): “Foi muito louco. Todo mundo estava ligando para todo mundo. Todos ligaram para todos os jogadores da liga naquele dia”.
Depois disso, poucos chegaram perto
Após Kobe Bryant anotar 81 pontos contra o Toronto Raptors, ninguém fez nada igual, mas alguns chegaram perto. Bryant fez 60 pontos ou mais em outras quatro oportunidades depois disso, inclusive em seu último jogo na carreira. No entanto, Devin Booker, astro do Phoenix Suns, saiu de quadra com 70 pontos diante do Boston Celtics em março de 2017.
Apesar disso, o recorde de Wilt Chamberlain permanece intacto. Chamberlain produziu 100 pontos em março de 1962. A segunda maior marca pertence justamente a Kobe.
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram