Gustavo De Conti não é mais o técnico da seleção brasileira

Brasil disputará o pré-olímpico em julho; estrangeiro pode retornar ao comando

gustavo de conti seleção brasileira Fonte: Divulgação / CBB

Gustavo De Conti não é mais técnico da seleção brasileira de basquete masculino. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou o desligamento do treinador na tarde desta quarta-feira (17), em comunicado oficial. O também comandante do Flamengo ficou dois anos e meio à frente da equipe nacional. Portanto, esteve na última Copa do Mundo. Ainda não há um substituto confirmado.

“A CBB informa que Gustavo De Conti não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina. A decisão foi tomada em comum acordo. A Basquete Brasil agradece o empenho e o trabalho de Gustavo durante os últimos dois anos e meio à frente da Seleção. Então, deseja boa sorte na sequência da carreira”, escreveu a entidade.

Segundo apurou o Jumper Brasil, o nome mais cotado é de Aleksandar Petrovic. Então, seria o retorno do treinador ao Brasil. Afinal, o croata comandou o time entre 2017 e 2021. Dessa forma, foi o técnico do último ciclo olímpico, antes que De Conti assumisse.

Publicidade

A decisão surpreendeu. Já que acontece em um momento pouco esperado. Isso porque, daqui a 77 dias a seleção disputará o Pré-Olímpico na Letônia. Ou seja, é a última chance para o Brasil conquistar uma vaga para Paris 2024.

O basquete masculino tentará a classificação para as Olimpíadas entre os dias 2 e 7 de julho. Ao todo, seis times disputarão uma única vaga no “bloco” disputado na Letônia. Serão dois grupos de três times. O Brasil está no grupo B ao lado de Montenegro e Camarões.

Publicidade

Leia mais!

Sob o comando de Gustavo, o Brasil terminou o último Mundial na 13ª posição após cair na segunda fase. No entanto, teve bom desempenho na fase classificatória. Foram dois triunfos em três jogos. Posteriormente, também na segunda rodada, superou o Canadá, que era um dos favoritos ao título. Aliás, os canadenses terminaram com a medalha de bronze.

Entretanto, em setembro de 2022, a seleção ficou com a medalha de prata da AmeriCup. Na ocasião, o torneio aconteceu em Recife. O Brasil perdeu para a Argentina na decisão.

Gustavo De Conti foi o técnico da seleção brasileira durante boa parte do atual ciclo olímpico. Por isso, sua saída próxima do torneio mais importante no período surpreende. Então, a CBB prometeu anunciar um novo comandante “em breve”.

Publicidade

Além disso, a Confederação também informou uma troca nos bastidores. Afinal, além de Gustavinho, Diego Jeleilate, Diretor Técnico das Seleções masculinas, foi demitido. No seu lugar, assumirá Victor Mansure, que era Gerente de Seleções.

“Nesta mesma data, Diego Jeleilate encerra sua passagem como Diretor Técnico das Seleções masculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure. Ele já ocupava o cargo de Gerente de Seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB. Desejamos sorte a ambos. O novo treinador da Seleção Brasileira, visando o Pré Olimpico de Riga, no mês de julho, onde buscaremos a vaga nas Olimpíadas, será anunciado em breve”, completou o comunicado.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários