O Jumper Brasil conclui o guia da EuroLiga com os Grupos C e D da temporada 2014-15. Fazendo uma análise sobre a equipe, quinteto titular, desempenho na temporada anterior e previsão para a atual temporada. A competição começa quinta-feira (16), é possível acompanhar os jogos pelo canal fechado Sports+ e pelo FIBA League Pass.
Grupo C
Barcelona (Espanha)
Junto com o rival Real Madrid, uma das equipes que mais se reforçou para a temporada 2014-15 da Euro. Ainda contando com importantes nomes tal como o armador brasileiro Marcelinho Huertas, o ala-armador espanhol Juan Carlos Navarro, o pivô croata Ante Tomic e o técnico Xavier Pascual, o Barcelona trouxe nomes conhecidos da Europa e um jogador badalado da NCAA. Cotado para ser draftado em uma futura primeira rodada de Draft, o ala-armador croata Mario Hezonja foi promovido das categorias de base. Figuras conhecidas do basquete europeu, tal como o pivô alemão Tibor Pleiss e o ala-armador tcheco Tomas Satoransky também são novidades na equipe. A principal contratação para a temporada é o ala americano Deshaun Thomas, draftado pelo San Antonio Spurs em 2013, destaque do universitário por Ohio State e atuava no basquete francês pelo Nanterre. O quinteto titular do Barça vai com apenas uma dúvida, a posição 4, que colocaria uma disputa entre o polonês Maciej Lampe, o esloveno Bostjan Nachbar e uma novidade, o americano Justin Doellman (ex-Valencia).
Técnico: Xavier Pascual (ESP)
Time-base: Marcelinho Huertas – Juan Carlos Navarro – Deshaun Thomas – Maciej Lampe – Ante Tomic
EuroLiga 2013-14: Terceiro colocado
Previsão: Briga pelo título
Panathinaikos (Grécia)
A tradicional equipe do basquete europeu vai para mais uma EuroLiga sob o comando do armador Dimitris Diamantidis, porém agora conta com dois nomes para a renovação. Trata-se do pivô Georgios Papagiannis, de 17 anos, que atuava no basquete escolar americano e estava cotado para ir a NCAA defender Penn State, porém optou por voltar a seu país de origem, e o ala Vasileios Charalampopoulos, jogador procedente da base. O armador sérvio DeMarcus Nelson, ex-Warriors, é uma das novidades da equipe, mas devido a uma lesão, não deve atuar no começo da temporada. A.J. Slaughter, procedente da equipe francesa Élan Chalon, é outra novidade americana ao lado do ala Chris Wright, vindo do Milwaukee Bucks. O Panatha ainda continua com o ala-pivô americano James Gist, o pivô uruguaio Esteban Batista e o ala-pivô grego Antonis Fotsis.
Técnico: Dusko Ivanovic (MTN)
Time-base: Dimitris Diamantidis – A.J. Slaughter – Chris Wright – James Gist – Esteban Batista
EuroLiga 2013-14: Eliminado na terceira fase
Previsão: Cai na 3ª fase
Fenerbahçe (Turquia)
Apesar de perder um de seus principais nomes, o ala croata Bojan Bogdanovic, a equipe turca continua forte para a temporada. Quatro importantes nomes chegam para a temporada: o ala-pivô tcheco Jan Vesely, vindo do Denver Nuggets; o ala-armador sérvio Bogdan Bogdanovic, recém-draftado pelo Phoenix Suns; o ala-armador americano Andrew Goudelock, ex-Los Angeles Lakers; e o armador georgiano Ricky Hickman, destaque da conquista do título da temporada 2013-14 com o Maccabi Tel Aviv. A equipe ainda conta com importantes nomes do basquete turco, tal como o pivô Semih Erden e o ala Emir Preldzic, o último que irá brigar pela titularidade na posição contra o sérvio Nemanja Bjelica.
Técnico: Zeljko Obradovic (SER)
Time-base: Ricky Hickman – Bogdan Bogdanovic – Emir Preldzic – Jan Vesely – Semih Erden
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Previsão: Briga pelo título
Olimpia Milano (Itália)
Contando com a mesma base da temporada anterior, a equipe italiana conta com três contratações de peso para a temporada. Sendo elas o ala-pivô lituano Linas Kleiza, ex-Nuggets e Raptors; o ala-armador americano MarShon Brooks, vindo do Los Angeles Lakers; e o ala-pivô Shawn James, campeão da temporada anterior com o Maccabi Tel Aviv. Uma contratação menos badalada foi o armador liberiano Joe Ragland, destaque da temporada 2013-14 da EuroCopa com a equipe italiana Cantù. Ainda patrocinada pela Emporio Armani, os milaneses ainda contam com o pivô jamaicano Samardo Samuels, e os italianos Nicolò Melli, ala-pivô de destaque da equipe, e Alessandro Gentile, ala-armador recém-draftado pelo Minnesota Timberwolves (hoje seus direitos estão com o Houston Rockets).
Técnico: Luca Banchi (ITA)
Time-base: Joe Ragland – Alessandro Gentile – MarShon Brooks – Linas Kleiza – Samardo Samuels
EuroLiga 2013-14: Eliminado na terceira fase
Previsão: Cai na 3ª fase
Bayern Munich (Alemanha)
Com diversos nomes conhecidos do basquete europeu, o Bayern chega com uma equipe boa para EuroCopa e Campeonato Alemão, mas fraca para EuroLiga. Nomes conhecidos da seleção alemã compõe o elenco, tal como o armador Heiko Schaffartzik, o ala Robin Benzing e o ala-pivô Jan-Hendrik Jagla. O técnico sérvio Svetislav Pesic possui três conterrâneos no time, sendo dois deles figuras conhecidas do Mundial, o ala-pivô Dusko Savanovic e o pivô Vladimir Stimac, além do armador Vasilijie Micic, recém-draftado pelo Philadelphia 76ers. O ala-armador bósnio Nihad Dedovic continua na equipe.
Técnico: Svetislav Pesic (SER)
Time-base: Heiko Schaffartzik – Bryce Taylor – Nihad Dedovic – Dusko Savanovic – Vladimir Stimac
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Previsão: Cai na 1ª fase
Turów Zgorzelec (Polônia)
A principal contratação da equipe para a temporada não conseguiu se firmar e acabou saindo antes do início das competições. O ala congolês Christian Eyenga defendia o Zielona Góra, também da Polônia, e não conseguiu acertar um contrato com a equipe de Zgorzelec. Para suprir sua função em quadra, o técnico sérvio Miodrag Rajkovic conta com o ala-armador Mardy Collins, ex-Knicks e Clippers. A equipe polonesa possui um dos elencos mais fracos da competição, sendo uma das piores equipes. Além de Collins, outro nome que pode aparecer é o ala-pivô romeno Vlad Moldoveanu, duas vezes eleito MVP do Campeonato Estoniano.
Técnico: Miodrag Rajkovic (SER)
Time-base: Nemanja Jaramaz – Mardy Collins – Michal Chylinski – Vlad Moldoveanu – Damian Kulig
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 1ª fase
Grupo D
Olympiacos (Grécia)
A tradicional equipe grega, ainda liderada pelo ala-armador Vassilis Spanoulis, conta com três contratações de peso para a temporada, reforçando o banco do novo técnico, anunciado apenas quatro dias antes do início da temporada, o sérvio Milan Tomic. O ala americano Tremmell Darden, vindo do Real Madrid; o armador croata Oliver Lafayette, vindo do Valencia; e o ala-pivô liberiano Othello Hunter, que atuava no basquete italiano pelo Siena. Além de Spanoulis, a equipe ainda conta com nomes conhecidos do basquete grego, tal como o armador Vangelis Mantzaris, o ala-armador Kostas Sloukas, o ala Ioannis Papapetrou e o ala-pivô Georgios Printezis. Com uma média de 11.1 pontos por partida na temporada 2013-14, o ala belga Matt Lojeski continua na equipe.
Técnico: Milan Tomic (SER)
Time-base: Vangelis Mantzaris – Vassilis Spanoulis – Matt Lojeski – Georgios Printezis – Bryant Dunston
EuroLiga 2013-14: Eliminado na terceira fase
Previsão: Cai na 3ª fase
Valencia (Espanha)
A equipe espanhola chega à temporada 2014-15 da EuroLiga com um título da EuroCopa e com duas novidades americanas que já conseguem a titularidade no time do croata Velimir Perasovic. Trata-se do armador Dwight Buycks, ex-Raptors, e o ala Luke Harangody, ex-Celtics e Cavaliers. A equipe também possui figuras conhecidas do basquete europeu, tal como o ala-pivô espanhol Pablo Aguilar, o ala-armador centro-africano Romain Sato e o pivô montenegrino Bojan Dubljevic. Esse último foi selecionado no Draft de 2013 e seus direitos estão com o Minnesota Timberwolves. O Valencia está em um grupo com duas equipes demasiadamente fracas, Crvena Zvezda e Neptunas, assim, a classificação para a segunda fase fica fácil.
Técnico: Velimir Perasovic (CRO)
Time-base: Dwight Buycks – Romain Sato – Luke Harangody – Pablo Aguilar – Bojan Dubljevic
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 2ª fase
Saski Baskonia (Espanha)
Em mais uma temporada liderada pelo ala espanhol Fernando San Emeterio, a equipe basca não conta mais com a sensação britânica Devon van Oostrum, hoje no basquete croata, porém conta com diversas novidades americanas com experiência na NBA. Entre elas o ala Ryan Gomes, ex-Timberwolves e Clippers; o ala-pivô D.J. White, ex-Celtics e Thunder; e o ala-armador Orlando Johnson, ex-Pacers e Kings. Uma dupla americana vindo da equipe turca Besiktas também reforça a equipe espanhola. Trata-se do armador Doron Perkins e o pivô Colton Iverson, esse destaque do universitário americano por Notre Dame. O ala-pivô georgiano Tornike Shengelia, vindo do Chicago Bulls, também é novidade da equipe. Destaque no Mundial em agosto, o armador francês Thomas Heurtel continua na equipe.
Técnico: Marco Crespi (ITA)
Time-base: Thomas Heurtel – Orlando Johnson – Fernando San Emeterio – Tornike Shengelia – Colton Iverson
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Previsão: Cai na 3ª fase
Galatasaray (Turquia)
Com a idade avançada de dois de seus principais jogadores, o armador porto-riquenho Carlos Arroyo (35) e o ala-pivô turco Kerem Gönlüm (36), o Galatasaray trouxe cinco nomes para renovar o elenco. O ala-armador lituano Martynas Pocius, vindo de seu país de origem onde atuava pelo Zalgiris Kaunas; o ala italiano Pietro Aradori, outro nome que também atuava em seu país de origem, onde defendia o Cantù; outro ala, o sérvio Vladimir Micov, que estava na Rússia atuando pelo CSKA; o pivô grego Ian Vougioukas, jogador que teve passagem pela NCAA, onde atuou por St. Louis; e outro nome que teve sucesso no universitário, o ala-armador Nolan Smith, que atuou pela tradicional Duke. Nomes fortes da temporada anterior continuam na equipe, tal como o ala-pivô turco Furkan Aldemir, o pivô australiano Nathan Jawai, o ala-pivô sérvio Zoran Erceg e o técnico, que também serve à seleção turca, Ergin Ataman.
Técnico: Ergin Ataman (TUR)
Time-base: Carlos Arroyo – Martynas Pocius – Vladimir Micov – Zoran Erceg – Ian Vougioukas
EuroLiga 2013-14: Eliminado na terceira fase
Previsão: Cai na 2ª fase
Crvena Zvezda (Sérvia)
O Estrela Vermelha chega à EuroLiga com um time fraco, contando com dois americanos com experiência na NBA. A pouca qualidade do elenco garante, pelo menos, uma vitória em cima do Neptunas. O armador americano Marcus Williams, vindo da equipe russa Lokomotiv Kuban, é uma das novidades ao lado de seu conterrâneo, o ala-armador Charles Jenkins, vindo do Philadelphia 76ers. Os outros nomes da equipe de Belgrado são basicamente figuras conhecidas da seleção sérvia, tal como o ala Nemanja Dangubic, o armador Stefan Jovic e o pivô Boban Marjanovic. O ala-armador esloveno Jaka Blazic é outro nome conhecido da fraca equipe sérvia.
Técnico: Dejan Radonjic (MTN)
Time-base: Marcus Williams – Charles Jenkins – Nemanja Dangubic – Luka Mitrovic – Boban Marjanovic
EuroLiga 2013-14: Eliminado na primeira fase
Previsão: Cai na 1ª fase
Neptunas (Lituânia)
Provavelmente a equipe mais fraca da temporada 2014-15 da EuroLiga, o Neptunas chega com um nome conhecido apenas no basquete local e um americano que estava atuando no basquete libanês como principais jogadores. O ala-pivô Donatas Zavackas teve passagens pela mesma escola de LeBron James (St. Vincent-St. Mary High School) e atuou no universitário por Pittsburgh, sem ser draftado, rodou a Europa até voltar a seu país. Com passagens pelo Washington Wizards e Oklahoma City Thunder, o armador Mustafa Shakur é a outra novidade e esperança da equipe lituana, que o resgatou do basquete libanês, onde atuava pelo Tadamon Zouk.
Técnico: Kazys Maksvytis (LIT)
Time-base: Mustafa Shakur – Martynas Mazeika – Deividas Gailius – Donatas Zavackas – Simas Galdikas
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 1ª fase