O Jumper Brasil traz um guia para os Grupos A e B da temporada 2014-15 da EuroLiga, apontando uma análise sobre a equipe, quinteto titular, desempenho na temporada anterior e previsão para a atual temporada. A competição começa quinta-feira (16), é possível acompanhar os jogos pelo canal fechado Sports+ e pelo FIBA League Pass.
Grupo A
Real Madrid (Espanha)
Vindo com um segundo lugar nas costas, o Real Madrid reforçou seu elenco para a temporada 2014-15, trazendo nomes para posições que já haviam bons jogadores. O pivô mexicano Gustavo Ayón, vindo do Atlanta Hawks, é uma das novidades, podendo assumir a posição de ala-pivô, para que o técnico Pablo Laso mantenha o grego Ioannis Bourousis como pivô, jogador que havia sido destaque na temporada anterior da Euro e da seleção grega no Mundial. Dois argentinos também estão de chegada à equipe madrilenha, sendo eles o ala Andrés Nocioni, que já atuava na Espanha pelo Saski Baskonia, e o jovem armador Facundo Campazzo. O ala lituano Jonas Maciulis também é novidade, vindo da equipe grega Panathinaikos. O MVP da temporada 2013-14, Sérgio Rodriguez, continua na equipe.
Técnico: Pablo Laso (ESP)
EuroLiga 2013-14: Vice campeão
Time-base: Sérgio Rodríguez – Rudy Fernández – Andrés Nocioni – Gustavo Ayón – Ioannis Bourousis
Previsão: Briga pelo título
Anadolu Efes (Turquia)
A equipe turca chega com o badalado ala-pivô Dario Saric, que optou por mais uma temporada no Velho Continente antes de partir para o Philadelphia 76ers. Além do croata, o Anadolu também conta com o pivô Nenad Krstic, jogador que foi bem no Mundial da Espanha. Com passagens pela NCAA, a equipe conta com dois americanos, o armador Dontaye Draper e o ala-armador Matt Janning. O grego Stratos Perperoglou fecha o quinteto inicial da equipe turca. No banco, a equipe de Istambul ainda possui o armador croata Zoran Planinic e o ala-pivô gabonês Stephane Lasme, nomes conhecidos no basquete europeu.
Técnico: Dusan Ivkovic (SER)
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Time-base: Dontaye Draper – Matt Janning – Stratos Perperoglou – Dario Saric – Nenad Krstic
Previsão: Cai na 3ª fase
Zalgiris Kaunas (Lituânia)
Sem seu principal nome da temporada anterior, o armador americano Justin Dentmon, hoje no basquete chinês, o Zalgiris conta com dois americanos e três nomes da seleção local. Os dois não-europeus do time são o armador Maalik Wayns, ex-Clippers e 76ers; e o ala-armador James Anderson, ex-Spurs, Rockets e 76ers. A equipe continua com seu capitão, o ala-pivô Paulius Jankunas, e com o veterano pivô Robertas Javtokas. Além dos dois americanos, o ala-pivô lituano Darius Songaila, figura conhecida do basquete local, chega para reforçar o banco da equipe.
Técnico: Gintaras Krapikas (LIT)
Time-base: Maalik Wayns – James Anderson – Vytenis Lipekivicius – Paulius Jankunas – Robertas Javtokas
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Previsão: Cai na 2ª fase
Nizhny Novgorod (Rússia)
Sem um dos líderes das temporadas anteriores, o pivô esloveno Primoz Brezec, a equipe russa chega com diversos americanos em seu elenco, porém poucos nomes fortes e que poderiam fazer a diferença para a campanha na temporada. Entre os nomes que pouco se destacam cita-se o ala-pivô Trey Thompkins, vindo do Los Angeles Clippers, e o ala-armador Tarence Kinsey, vindo do basquete sérvio. Apesar de quase fechar um quinteto titular só com jogadores americanos, o Nizhny Novgorod é uma das equipes mais fracas da temporada.
Técnico: Ainars Bagatskis (LET)
Time-base: Taylor Rochestie – Dijon Thompson – Tarence Kinsey – Will Daniels – Trey Thompkins
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 1ª fase
Dinamo Sassari (Itália)
Com diversos nomes do basquete local e americanos que não obtiveram sucesso na ida do universitário à NBA, a equipe italiana conta com dois nomes medianos para a difícil missão de classificar para a próxima fase. Destaque da República Dominicana no Mundial, o armador Édgar Sosa, é novidade na equipe ao lado do polonês David Logan, ala-armador que estava atuando no basquete alemão pelo Alba Berlin. Apesar de Sosa chegar badalado do Mundial, ele irá para o banco ser reserva do americano Jerome Dyson, jogador que teve passagens pela NBA, onde atuou pelo New Orleans Hornets.
Técnico: Romeo Sacchetti (ITA)
Time-base: Jerome Dyson – David Logan – Rakim Sanders – Jeff Brooks – Shane Lawal
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 1ª fase
UNICS Kazan (Rússia)
Conseguindo a última vaga para a temporada, após vencer o torneio de repescagem diante da equipe francesa ASVEL Lyon, o UNICS chega à competição sem um importante nome da temporada anterior do Campeonato Russo, o ala-armador americano Chuck Eidson. Para 2014-15, a equipe russa conta com quatro americanos titular, sendo um deles naturalizado israelense. Para o perímetro, o armador americano Curtis Jerrells e o armador James White, ex-Spurs e Knicks. Outro ex-Spurs, o ala Keith Langford, principal pontuador da temporada anterior, com uma média de 17.6 pontos por partida, também é titular da equipe, ao lado do ala-pivô grego Kostas Kaimakoglou. O pivô da equipe é o israelense D’or Fischer. Entre os reservas da equipe, dois nomes de destaque: o ala-armador grego Nikos Zisis e o ala georgiano Viktor Sanikidze.
Técnico: Argiris Pedoulakis (GRE)
Time-base: Curtis Jerrells – James White – Keith Langford – Kostas Kaimakoglou – D’or Fischer
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 2ª fase
Grupo B
CSKA (Rússia)
Contando com um dos principais nomes do Mundial, CSKA chega à temporada 2014-15 como candidato ao título. A equipe está recheada de nomes fortes do basquete europeu, entre eles cita-se: o armador sérvio Milos Teodosic, o ala-armador francês Nando de Colo e o pivô russo Sasha Kaun. O banco da equipe moscovita também está forte, contando com o ala-armador russo Vitaly Fridzon, o pivô americano Kyle Hines e o ala-pivô russo Andrey Vorontsevich, figura conhecida da seleção local. Destaca-se também o ala titular da equipe, o americano Sonny Weems, que na temporada anterior da Euro teve uma média de 12.4 pontos por partida.
Técnico: Dimitrios Itoudis (GRE)
Time-base: Milos Teodosic – Nando de Colo – Sonny Weems – Viktor Khryapa – Sasha Kaun
EuroLiga 2013-14: Quarto lugar
Previsão: Briga pelo título
Maccabi Tel Aviv (Israel)
O título não foi suficiente para manter cinco dos principais nomes da conquista da temporada passada. O Maccabi está sem o armador montenegrino Tyrese Rice (Khimki, da Rússia); o ala-armador georgiano Ricky Hickman (Fenerbahçe); o ala australiano Joe Ingles (Los Angeles Clippers); o técnico israelense David Blatt (Cleveland Cavaliers) e o agora aposentado, David Blu. Em compensação, a equipe agora conta com o armador americano Jeremy Pargo, um dos destaques da derrota do Intercontinental diante do Flamengo. Outra novidade é o pivô australiano Aleks Maric, que chega junto com o ala-pivô Jake Cohen, destaque de Davidson no universitário americano.
Técnico: Guy Goodes (ISR)
Time-base: Jeremy Pargo – Devin Smith – Guy Pnini – Alex Tyus – Aleks Maric
EuroLiga 2013-14: Campeão
Previsão: Cai na 3ª fase
Málaga (Espanha)
Sem o destaque das últimas temporadas, o ala-armador esloveno Zoran Dragic, que deixou a equipe para atuar no Phoenix Suns, o Málaga conta com uma improvisação para suprir a falta do jogador. Porém, para a temporada, a time conta com dois americanos na 3 e na 4, o ala Caleb Green e o ala-pivô Will Thomas. Para o perímetro, a equipe espanhola continua com o armador uruguaio Jayson Granger e agora conta com o ala-armador Kostas Vasileiadis (jogador que é ala de origem, mas para suprir a falta de Dragic, foi para a 2), que estava no basquete turco. O conhecido pivô Fran Vásquez continua como titular na 5. Como ala reserva a equipe ainda conta com o lituano Mindaugas Kuzminkas e como reserva para o perímetro, a equipe agora conta com o sérvio Stefan Markovic, que estava em uma equipe pequena também do basquete turco.
Técnico: Joan Plaza (ESP)
Time-base: Jayson Granger – Kostas Vasileiadis – Caleb Green – Will Thomas – Fran Vásquez
EuroLiga 2013-14: Eliminado na segunda fase
Previsão: Cai na 2ª fase
Alba Berlin (Alemanha)
A principal novidade da equipe vem do basquete universitário americano com um título de campeão. Trata-se do ala-armador alemão Niels Giffey, campeão da temporada 2013-14 da NCAA por Connecticut. Porém ele não é o único vindo da NCAA para a equipe, o pivô Martin Seiferth chega de Eastern Washington e, assim como Giffey, pode brigar pela titularidade. Para o perímetro, o Alba conta com o armador macedônio Vojdan Stojanovski e o ala-armador americano Reggie Redding. Como ala, a equipe conta com um dos destaques do Campeonato Alemão, o croata Leon Radosevic, e como ala-pivô outro americano, Jamal McLean. Pouco utilizado na temporada anterior e com grandes chances de perder sua titularidade, Jonas Wohlfhart-Bottermann fica como titular, mas o recém-chegado Seiferth deve assumir a vaga com o passar da temporada.
Técnico: Sasa Obradovic (SER)
Time-base: Vojdan Stojanovski – Reggie Redding – Leon Radosevic – Jamal McLean – Martin Seiferth
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 2ª fase
Cedevita Zagreb (Croácia)
Com poucos nomes conhecidos e o técnico da seleção local, Jasmin Repesa, o Cedevita é uma das mais fracas equipes do grupo. No perímetro, o único não-croata do elenco, o armador bósnio Nemanja Gordic, é o titular, ao lado do ala-armador da seleção Roko Ukic, um dos nomes conhecidos. O outro nome conhecido é o ala Luka Babic, que assim como Ukic e Repesa, estava no Mundial. O ala-pivô e o pivô são os desconhecidos Tomislav Zubcic e Miro Bilan, respectivamente. O banco da equipe não possui nenhum nome relevante, dificultando mais ainda o trabalho de Repesa.
Técnico: Jasmin Repesa (CRO)
Time-base: Nemanja Gordic – Roko Ukic – Luka Babic – Tomislav Zubcic – Miro Bilan
EuroLiga 2013-14: Não Participou
Previsão: Cai na 1ª fase
Limoges (França)
Provavelmente a equipe mais fraca do grupo, os franceses do Limoges chegam à EuroLiga com um título francês. Para o perímetro, a equipe conta com o jovem armador Léo Westermann e o ala-armador americano Jamar Smith, jogador com passagens pela D-League. Como ala, a equipe conta com o francês Nobel Bongou-Colo e de ala-pivô o americano Trent Plaisted, draftado em 2008 pelo Seattle SuperSonics, porém nunca atuou na NBA. Como pivô, o Limoges conta com o brasileiro J.P. Batista, que teve passagens pela NCAA (Gonzaga) e disputou a Copa América de Basquete ano passado.
Técnico: Jean-Marc Dupraz (FRA)
Time-base: Léo Westermann – Jamar Smith – Nobel Bongou-Colo – Trent Plaisted – J.P. Batista
EuroLiga 2013-14: Não participou
Previsão: Cai na 1ª fase