Gui Santos estreia em derrota do Warriors na NBA

Jovem ala brasileiro tem sua primeira chance

Gui Santos estreia NBA Fonte: Noah Graham / AFP

O brasileiro Gui Santos fez sua estreia na NBA, nessa quinta-feira (16). O jovem ala teve a sua primeira chance no Golden State Warriors, mas a equipe sofreu um revés. Em pleno Chase Center, em San Francisco, o Oklahoma City Thunder atropelou por 128 a 109.

Gui Santos atuou por cerca de quatro minutos em sua estreia na NBA. Nesse período, ele fez dois pontos, pegou três rebotes e deu uma assistência. Além disso, acertou uma das três tentativas de arremesso.

Publicidade

No início do mês, Gui assinou um contrato de três temporadas com o Warriors. Os dois primeiros anos, porém, não são garantidos. Além disso, há uma team option no último ano. Caso não seja dispensado, ele vai receber US$5,1 milhões em salários até 2026.

“Eu estou muito feliz, antes de tudo. É difícil encontrar palavras para dizer o que estou sentindo. É a realização de um sonho não só meu, mas da minha família e dos meus amigos. Trabalhei duro para que esse dia chegasse, mas muita gente também me ajudou para que isso fosse possível. É um sentimento muito bom”, declarou o atleta de 21 anos, por meio de nota oficial.

Publicidade

Leia mais sobre Gui Santos!

No entanto, ele ainda deve passar um período no Santa Cruz Warriors (G League) como parte do processo de desenvolvimento. É a mesma abordagem que já foi adotada com outros jovens talentos de Golden State. Mas, isso não é problema para Gui Santos.

“Trabalhei muito duro para chegar até aqui. Por isso, o sentimento hoje é um misto de orgulho, felicidade por ver que tudo valeu a pena. Mas, ao mesmo tempo, tudo isso também vem carregado de uma responsabilidade”, admitiu um dos principais alas do basquete nacional.

Publicidade

“Eu quero agradecer ao Warriors pela confiança e por tudo o que fizeram por mim, desde o recrutamento. Foi muito trabalho para que, hoje, esteja preparado para a NBA enquanto jogo o meu melhor basquete. E, sobretudo, eu agradeço a todos os brasileiro que torcem por mim”, finalizou Gui Santos.

Gui Santos

Gui Santos é uma das maiores promessas do basquete brasileiro nos últimos anos. Revelado pelo Minas Tênis Clube, o jovem acumula diversas convocações para a seleção principal. Dono de um porte físico privilegiado, o ala possui muitos recursos técnicos. Afinal, ele tem facilidade em iniciar jogadas e criar para os companheiros, em pegar rebotes e é muito agressivo no ataque à cesta. Além disso, é capaz de defender múltiplas posições.

Publicidade

Escolha 55 no Draft de 2022, Gui Santos se tornou o 16º jogador brasileiro a ser selecionado por uma franquia da NBA. Na última offseason, ele se destacou na Summer League. Assim, obteve médias de 17,2 pontos e seis rebotes pelo Warriors. Foi o resultado, sobretudo, de uma temporada de experiência na G League, em Santa Cruz.

Na temporada passada, além disso, o brasileiro eleito por voto popular para participar do Rising Stars. Foi uma partida que reuniu os principais jogadores da G League, no fim de semana do All-Star Game.

Além disso, Gui Santos é o quarto brasileiro a defender o Warriors. Antes dele vieram Scott Machado (hoje no Flamengo), Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão. Os dois últimos, aliás, foram campeões da NBA pelo time californiano.

Publicidade

Por fim, vale dizer que o jovem de 21 anos é o único brasileiro no melhor basquete do mundo, em 2023/24. Desse modo, a estreia de Gui Santos na NBA foi um marco para o país.

Warriors em queda 

Vale lembrar que o Warriors teve os desfalques dos astros Stephen Curry e Draymond Green. O primeiro por lesão, enquanto o ala-pivô foi suspenso pela NBA. A equipe, aliás, está em queda livre. Afinal perdeu os últimos cinco jogos. Com isso, caiu para o oitavo lugar do Oeste, com seis vitórias em 13 partidas.

Publicidade

O próximo desafio de Gui Santos e o Warriors vai ocorrer neste sábado (18). O adversário será novamente o Thunder, no Chase Center.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários