Gregg Popovich elogia Tiago Splitter em sua nova carreira

Técnico Hall da Fama trabalhou com brasileiro por cinco anos no Spurs

Tiago Splitter Gregg Popovich Fonte: Andrew D Bernstein / AFP

Por cinco anos, o técnico Gregg Popovich trabalhou com o brasileiro Tiago Splitter no San Antonio Spurs. Juntos, eles venceram um título pela equipe texana e ainda disputaram outra final da NBA. No entanto, Splitter encerrou a carreira como jogador após passagens rápidas por Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers de forma precoce, aos 32 anos. Mas rapidamente ele se reencontrou na liga como assistente.

Depois de quatro temporadas trabalhando no desenvolvimento de jogadores no Brooklyn Nets, o ex-pivô foi contratado para ser assistente ao lado de Ime Udoka no Houston Rockets. E na noite de segunda-feira, Tiago Splitter e Gregg Popovich voltaram a se encontrar, mas de lados opostos. Enquanto Popovich ocupa o cargo de técnico do Spurs desde 1996/97, Splitter está na campanha de estreia pelo Rockets.

Publicidade

“Sabe, eu nunca falei com Tiago sobre ele ser treinador, mas ele nunca falou sobre o interesse naquela época”, afirmou Popovich. “Tiago Splitter era um grande complemento para Tim Duncan enquanto esteve com o nosso time. Mas eu posso dizer que ele sempre entendeu muito o jogo. Então, não é surpresa ele estar crescendo em sua nova profissão”.

Aliás, Splitter jogou ao lado de Udoka em seu primeiro ano na NBA, sob o comando do mesmo Popovich.

Leia mais

“Tiago tinha um grande conhecimento do jogo, sabia o que fazer em relação aos astros”, disse. “É uma surpresa que ele tenha escolhido ser treinador, mas pelo fato de entender tudo o que faz, ele será ótimo para Ime [Udoka]”.

Publicidade

Tiago Splitter vem ganhando ainda mais elogios pelo trabalho que faz com o pivô Alperen Sengun. O atleta produz, na atual campanha, os melhores números de sua carreira. Recentemente, Sengun agradeceu ao brasileiro pelo apoio.

“Tiago ajudou-me muito desde que chegou. Nós treinamos juntos e, por isso, melhorei o uso da minha mão esquerda. Ela está bem melhor agora. Além disso, ele é um campeão dessa liga e possui muita experiência. Está ensinando muitas coisas não só sobre o jogo em si, mas também da mentalidade dentro e fora das quadras. Nos damos muito bem”, afirmou.

Publicidade

Embora seja campeão cinco vezes como técnico, Gregg Popovich vive dias bem diferentes atualmente. O Spurs não vai aos playoffs desde 2018/19 e muito provavelmente não irá em 2023/24. Isso porque a equipe texana perdeu o seu 17° jogo consecutivo na atual temporada. San Antonio viu Houston vencer por 93 a 82. Foi a menor pontuação do time na campanha.

Por outro lado, o Rockets ganhou a terceira seguida e acumula uma sequência de dez triunfos jogando em casa. Agora, Houston é o sétimo no Oeste, enquanto o Spurs é o último da Conferência.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários