Não é segredo para ninguém que os defensores versáteis, pick-and-rolls rápidos e arremessos de três pontos tomaram conta da NBA nos últimos anos. E, para um dos melhores técnicos de todos os tempos, isso deveria ser razão de lamento. O veterano Gregg Popovich acredita que treinadores da liga deixaram de tentar inovar para simplesmente adotarem uma “fórmula pronta” na atualidade.
“Todos os técnicos ‘roubam’ ideias uns dos outros e ninguém está preocupado em trazer inovações. Nós estamos procurando o que funciona por aí para replicar em nossos times. Agora, todos só pensam em infiltrações e arremessos de três. E, no fim das contas, o jogo da NBA está muito chato”, disparou o comandante do San Antonio Spurs, em entrevista ao site The Athletic.
Poucos treinadores, curiosamente, conseguiram mais sucesso com esse modelo de jogo do que um dos pupilos de Popovich: Steve Kerr. O técnico do Golden State Warriors conquistou três títulos da NBA em cinco anos com um ataque baseado em amplo espaçamento de quadra. Mesmo assim, o ex-armador não deixa de dar considerável parcela de razão ao seu mentor no basquete.
“Acho que ‘homogeneizado’ é uma boa forma de definir o jogo de hoje. Existe um padrão que todos estão seguindo. E por uma boa razão: é difícil de marcar e você tem uma geração de jovens que aprenderam a arremessar de longa distância bem cedo. Muita gente está jogando do mesmo jeito, até porque essa é uma liga de imitação. É a tendência do momento”, analisou Kerr, mais ponderado.
Popovich não se exime das críticas e coloca-se no “balaio” dos profissionais que deveriam dedicar-se mais para trazer novidades táticas à NBA. E, se não está fazendo isso, ele crê que ajuda a construir uma visão pobre do jogo. “Esse estilo é chato não só de assistir, mas, como técnico, também de treinar. Faz parte de uma abordagem simplista do basquete”, concluiu a lenda do Spurs.