O pivô Greg Oden, que está sem equipe desde quando foi dispensado pelo Portland Trail Blazers em março do ano passado, está próximo de retornar à quadras ainda nesta temporada. O jogador estaria na mira do Miami Heat e do Cleveland Cavaliers, segundo o jornalista Jeff Goodman, do CBS Sports.
Oden, que não joga desde o dia 5 de dezembro de 2009, espera se encontrar com Pat Riley na próxima semana para discutir sua volta ao basquete da NBA. O Heat pagaria o mínimo para veteranos até o final de 2012-13.
Já no Cavs, a situação é um pouco diferente. O time de Cleveland possui cerca de $4 milhões de dólares para pagamento. O Boston Celtics seria a terceira equipe interessada, mas uma pessoa próxima a Goodman teria dito que Oden quer uma das duas primeiras opções.
Os três times precisam de um jogador de garrafão imediatamente. O Heat utiliza hoje Chris Bosh na posição de pivô, mas a ideia da diretoria é que a equipe consiga trazer alguém para fazer a diferença no setor, sobretudo na defesa. No Cavaliers, ele chegaria para suprir a ausência do brasileiro Anderson Varejão, que passa por problemas de saúde e está fora da temporada. O Celtics procura um jogador mais confiável que Brandon Bass, Jared Sullinger, e Jason Collins, para fazer dupla com Kevin Garnett.
Primeira escolha do draft de 2007, Oden atuou em apenas 82 partidas em quatro anos, sempre por conta de três cirurgias no joelho. Quando jogou, foi bem, com médias de 9.4 pontos, 7.3 rebotes e 1.4 bloqueio, convertendo 57.7% de seus arremessos.