Greg Oden está preparado para iniciar suas atividades como atleta do Miami Heat. O pivô tem viagem marcada para a Flórida na manhã desta segunda-feira, vai se apresentar e começa a treinar com profissionais da franquia nos próximos dias. Depois de ser aprovado nos exames físicos pelo time, ele foi liberado por seu fisioterapeuta para entrar em quadra e preparar-se para sua primeira temporada competitiva em quase quatro anos.
“Greg está totalmente apto a jogar basquete. Não há necessidade de mais reabilitação. Ele vai ser um jogador a partir desta segunda”, assegurou Ralph Reiff, responsável pelo trabalho de fisioterapia realizado pelo atleta de 25 anos nos últimos meses.
Embora empolgado em poder voltar a jogar, Oden não perde de vista a realidade: sua situação física inspira e sempre vai inspirar cuidados e interrogações. “Meu joelho está bem. Eu já sou capaz de andar, correr e saltar. Mas tenho um corpo velho. Nunca mais serei como quando tinha 18 anos. Jogarei duro e, tudo que meu corpo deixar que eu faça, vou fazer”, afirmou, prometendo empenho dentro do possível.
O pivô também sabe que, com três cirurgias de microfratura no joelho em seis temporadas, as chances de uma nova contusão são consideráveis. No entanto, depois de tantos meses, ele prefere deixar as previsões ruins de lado. “Se meu corpo disser não, então é não. Mas não estou nem preocupado com isso. Foi uma jornada tão longa até aqui que estou mais do que empolgado com tudo”, finalizou.
Primeira escolha do draft de 2007, Oden viu devastadoras lesões quase colocarem fim a sua carreira profissional. Seis temporadas após ter saído do basquete universitário, ele atuou em apenas 82 jogos na NBA e está longe das quadras desde 05 de dezembro de 2009. Suas médias nesta curta carreira são de 9.4 pontos, 7.3 rebotes e quase 58% de conversão nos arremessos de quadra.