Gordon Hayward surpreende e anuncia aposentadoria da NBA

Ala sofreu com contusões nos últimos anos

Gordon Hayward aposentadoria basquete Fonte: Reprodução / X

Nesta quinta-feira (1), Gordon Hayward surpreendeu e anunciou sua aposentadoria da NBA. Aos 34 anos, o ala atuou por Charlotte Hornets e Oklahoma City Thunder na última temporada. A decisão acontece no momento que ele se tornou agente livre e era um dos jogadores cobiçados na offseason.

Em comunicado nas suas redes sociais, Hawyard começou com agradecimentos a pessoas importantes em sua trajetória.

“Deus me abençoou com uma jornada incrível. Eu nunca poderia esperar por isso enquanto era criança em Indiana. Hoje, estou me aposentando do basquete. Sou muito grato a todos que me ajudaram ao longo desses anos. Como disse, alcancei coisas que jamais imaginei. Então, obrigado a todos, mas principalmente a Deus por me dar essa chance de jogar na NBA e de poder dar o meu melhor todos os dias”, afirmou.

Publicidade

Hayward encerrou o comunicado falando com seus fãs e sobre os próximos passos. De acordo com ele, chegou o momento de aproveitar mais a família.

“Obrigado a todos os meus fãs que torceram tanto por mim nos últimos anos, tanto nas boas quanto nas ruins. Sempre serei grato pelas palavras de apoio nos momentos difíceis e pelos momentos que pude compartilhar com vocês ao redor do mundo. Vocês me inspiraram. Agora, passarei um tempo com a minha família, como pai e marido. Estou ansioso pelos novos desafios que virão tanto nos negócios como na vida. Mal posso esperar pelo que virá depois”, concluiu.

Publicidade

Leia mais!

Hayward já se tornou famoso antes mesmo de entrar na NBA. Seu desempenho pela equipe universitária de Butler, que disputou a final da NCAA em 2010, já era motivo de destaque. O ala quase venceu a final contra Duke em uma bola do meio da quadra, no último segundo, que acabou não caindo. Mas o prêmio maior foi se tornar a nona escolha do próximo Draft, indo jogar no Utah Jazz.

O ala ganhou seu espaço aos poucos, até que se tornou o melhor jogador da equipe em 2014/15. Mas seu melhor ano foi em 2016/17, quando eleito All-Star e levou seu time aos playoffs como quinto colocado da Conferência Oeste. Além disso, foi peça-chave na vitória sobre o Los Angeles Clippers na primeira rodada daquele ano. No entanto, o Jazz caiu para o Golden State Warriors na fase seguinte.

Publicidade

Suas médias naquela temporada foram de 21,9 pontos, 5,4 rebotes, 3,5 assistências e um roubo de bola. Além disso, teve aproveitamentos de 47,1% nos arremessos gerais e 39,8% nas bolas de três. Seus números se elevaram ainda mais durante a pós-temporada.

Isso o tornou o grande agente livre de 2017, sendo disputado pelo Boston Celtics, Miami Heat e o próprio Utah Jazz, que buscava sua renovação. Por fim, ele escolheu Boston.

Grave contusão

A lesão mais importante que levou ao fim do auge de Gordon Hayward e a uma série de problemas que resultaram em sua aposentadoria da NBA aconteceu em 2017. Mais precisamente nos primeiros cinco minutos da temporada 2017/18, em duelo dos favoritos do Leste naquele ano, contra o Cleveland Cavaliers. O astro fraturou a tíbia em um lance no começo do jogo e, além disso, deslocou o tornozelo esquerdo, em uma das cenas mais chocantes de noites de abertura na história da NBA.

Publicidade

O ala só voltou no ano seguinte, mas não conseguiu ter um grande desempenho. Sem ritmo e agora como reserva, com o surgimento de Jayson Tatum e Jaylen Brown, Hayward não teve uma grande volta à liga.

Desde então, cinco anos se passaram, incluindo uma assinatura com o Hornets em 2020/21 e uma troca para o Thunder em 2023/24. É até justo dizer que o ala foi um bom jogador nos momentos em que esteve em quadra nesse período, mas as lesões nunca mais o deixaram em paz.

Publicidade

Sua melhor marca em jogos disputados foi de 52, ainda em seu último ano no Celtics (2019/20). Um grande contrato com Charlotte foi visto em geral como uma frustração, já que o ala nunca esteve disponível nos momentos mais importantes, como nas disputas de play-in da franquia. Seu desempenho final em Oklahoma foi frustrante, com pouco impacto em quadra e poucas oportunidades dadas pelo técnico Mark Daigneault.

O nome do jogador não estava em grandes rumores nesta agência livre, que por fim, culminou na aposentadoria de Gordon Hayward do basquete, após 14 anos de carreira na NBA.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários