O veterano Goran Dragic rasgou elogios ao seu companheiro de seleção eslovena, Luka Doncic, chegando a afirmar, inclusive, que o jovem astro pode se tornar o melhor jogador da história do basquete. A declaração foi feita após a vitória da Eslovênia sobre a Bélgica (88 a 72), no último final de semana, no EuroBasket.
“Eu acho que, hoje, Luka é o melhor jogador do mundo. Ele joga em um ritmo próprio, é grande, arremessa, passa. Então, eu não sei mais o que podemos dizer a respeito dele, ele é tipo um astronauta. Ele é muito jovem, mas se não se lesionar, e se mantiver neste ritmo, pode ser o melhor da história”, afirmou o armador do Chicago Bulls.
A dupla Dragic e Doncic, aliás, foi responsável por liderar a seleção eslovena ao inédito título europeu, em 2017. Na edição deste ano, a Eslovênia já está nas quartas de final. Assim, caso vença a Polônia, nesta quarta-feira (14), vai chegar às semifinais.
Como esperado, Doncic é um dos destaques do EuroBasket 2022. Dominante, o armador de 23 anos tem médias de 28 pontos, 7,2 rebotes e 6,5 assistências. Na vitória sobre a França, por exemplo, ele anotou 47 pontos, segunda maior pontuação de um atleta na história da competição.
Além disso, vale dizer que Goran Dragic é o segundo companheiro de equipe a elogiar Luka Doncic publicamente. Na última semana, Dirk Nowitzki, maior jogador da história do Mavericks, afirmou que o prodígio esloveno atua como um veterano. Ademais, o alemão fez uma confidência: Doncic o impressionou desde o primeiro dia, em Dallas.
“Então, eu fiquei super impressionado com ele logo no começo. Desde o primeiro dia, ele mostrou que lê o jogo com facilidade. Enfim, o QI de basquete dele está em outro nível”, disse Nowitzki.
Leia Mais!
- Luka Doncic faz história em jogo do EuroBasket
- Dirk Nowitzki: “Luka Doncic joga como se tivesse 30 anos”
- O próximo passo para Doncic e o Mavericks chegarem ao título
Terceira escolha geral do recrutamento de 2018, Doncic era, de longe, o melhor prospecto da classe daquele ano. Afinal, aos 18, 19 anos, ele já era dominante entre os profissionais, no Real Madrid, bem como na seleção da Eslovênia.
No entanto, Phoenix Suns (Deandre Ayton), Sacramento Kings (Marvin Bagley) e Atlanta Hawks, times do top 3 do Draft, deixaram passar esse talento geracional. O time de Atlanta, aliás, selecionou Doncic e o mandou para o Mavs, na famosa troca que levou Trae Young para o Hawks.
Em Dallas, Luka Doncic impactou a equipe desde o início, o que o credenciou a ser o franchise player, aquele que pegaria o bastão de Nowitzki, em vias de se aposentar, na época.
Dessa forma, em 264 partidas com a camisa do Mavs, o esloveno angariou médias de 26,4 pontos, 8,5 rebotes e 8,0 assistências. Além disso, ele foi eleito três vezes para o All-Star Game e para o time ideal da NBA. Ademais, Doncic tem no currículo o prêmio de melhor novato de 2019.
Na última temporada, o armador levou o Mavericks a uma surpreendente final de conferência, após eliminar o favorito Phoenix Suns. Todavia, a equipe texana sucumbiu perante o Golden State Warriors, na decisão do Oeste, em uma série de cinco jogos.
Por fim, vale dizer que Doncic tem um contrato de US$215,2 milhões, válido com o time de Dallas até 2027. Na próxima temporada, ele espera levar o Mavs novamente às primeiras posições no Oeste.
[forminator_poll id=”209724″]
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram