O Brooklyn Nets teve seu elenco desfigurado pelas várias ausências confirmadas para a disputa do restante da temporada. Mesmo nessas condições, a contratação de um substituto específico provocou estranheza nos bastidores da liga. O veterano Michael Beasley, amigo próximo do astro Kevin Durant, não era sequer cogitado por nenhum time e foi trazido mesmo carregando um longo histórico de problemas.
“Eu não acho que seja justo ficar especulando que Kevin tenha influenciado cada decisão que tomamos. É de conhecimento público que os dois são muito amigos desde a infância, mas, obviamente, isso não foi um fator para que fosse contratado. Estávamos em busca do melhor talento disponível e acreditamos que ele o seja”, afirmou o gerente-geral Sean Marks, minimizando possíveis rumores.
A chegada de Beasley foi questionada, em especial, porque ele vai precisar cumprir uma suspensão de cinco partidas pendente com a NBA, sendo desfalque imediato em parte da campanha do Nets – que, pelos desfalques, não deve ser longa – em Orlando. Segundo Marc Berman, do jornal New York Post, Durant fez pressão na direção do Golden State Warriors para contratar o amigo no passado.
Conhecimento pelo comportamento instável e múltiplas ocorrências com posse de drogas – notadamente, maconha –, Beasley possui médias de 12.4 pontos e 4.7 rebotes em pouco mais de 600 jogos disputados na NBA.