O Atlanta Hawks é contestado incansavelmente por analistas e torcedores por não ter selecionado o fenomenal Luka Doncic com a terceira escolha do último draft. A equipe preferiu envolvê-la em uma negociação com o Dallas Mavericks, descendo duas posições no recrutamento para ficar com Trae Young. O que poucos sabem é que, na verdade, o atleta esloveno estava (e muito) nos planos do time da Geórgia.
“Se tivéssemos permanecido na terceira posição, Luka teria sido nosso selecionado. Conversamos com seu empresário e ele até fez exames físicos para nós, na manhã do draft, em Nova Iorque. Eu sempre deixei claro que precisaríamos receber outra escolha de loteria para aceitarmos ‘descer’. E Dallas, então, apareceu”, revelou o gerente-geral Travis Schlenk, em entrevista a um podcast da ESPN.
O Mavericks entrou em contato com os executivos do Hawks horas antes do evento e, para subir da quinta para a terceira posição do recrutamento, aceitou abrir mão da escolha que teria no draft deste ano, com leves proteções. Favorito ao prêmio de melhor calouro da temporada, Doncic acumula médias de 20.7 pontos, 7.2 rebotes e 5.6 assistências em 53 partidas disputadas.