A NBA confirmou nessa quinta-feira (04) que Giannis Antetokounmpo e Shai Gilgeous-Alexander foram eleitos os melhores jogadores de dezembro. As nomeações são, de forma respectiva, relativas às conferências Leste e Oeste. O ala-pivô do Milwaukee Bucks recebeu o prêmio mensal da liga pela 10a oportunidade na carreira. Enquanto isso, o líder do Oklahoma City Thunder foi reconhecido pela primeira vez.
Antetokounmpo, em primeiro lugar, levou o Bucks a 11 vitórias em 13 jogos no último mês de 2023. O astro anotou 32,5 pontos, 11,5 rebotes e 6,8 assistências nesse período. E, além disso, converteu mais de 60% dos seus arremessos de quadra em dezembro. No último dia 17, ele ultrapassou a lenda Kareem Abdul-Jabbar para tornar-se o maior reboteiro da história da franquia.
Três dias antes, o craque grego marcou 64 pontos e quebrou a maior marca da história do time de Milwaukee. “É uma sensação incrível, certamente. Eu tento jogar basquete pelo motivo certo: vencer. Então, estou em quadra para ajudar os companheiros a serem o melhor que puderem. Mas bater um recorde como esse, com o apoio dos nossos torcedores, também faz tudo valer a pena”, celebrou o duas vezes MVP da liga.
Leia mais sobre Giannis Antetokounmpo
- Giannis Antetokounmpo lidera primeira parcial de votação para All-Star Game
- Irmão de Giannis Antetokounmpo tem mais faltas do que cestas na NBA
- Shaquille O’Neal sai em defesa de Giannis Antetokounmpo e rebate críticas
Gilgeous-Alexander, enquanto isso, comandou o Thunder a dez vitórias e três derrotas em dezembro. O jovem astro teve médias de 31,9 pontos, 5,4 rebotes e 6,6 assistências por noite. Ele acertou mais de 55% das suas tentativas de quadra nesse período, além de 110 de 124 lances livres cobrados. Registrou ainda 3,1 roubos de bola e, assim, estendeu a sua folgada liderança na temporada nesse quesito.
Sob a liderança do ala-armador, o Thunder é o segundo colocado da conferência Oeste. Já está só um jogo atrás, aliás, do líder Minnesota Timberwolves. “Nós temos um grupo jovem, sim, mas todos são jogadores de muito caráter. Mais do que isso, todos querem vencer. Cobramos uns aos outros como vencedores, então é o mais alto padrão. Afinal, esse é o nosso grande objetivo”, afirmou o pontuador.
Outras menções
Além de Giannis Antetokounmpo e Shai Gilgeous-Alexander, outros 17 jogadores foram citados na votação dos meses de outubro e novembro. A lista inclui, por exemplo, outros 12 atletas com eleições para o All-Star Game no currículo.
Derrick White (Celtics), Coby White (Bulls), Donovan Mitchell (Cavaliers), Tyrese Haliburton, Myles Turner (Pacers), Bam Adebayo (Heat), Julius Randle (Knicks), Paolo Banchero, Franz Wagner (Magic) e Joel Embiid (Sixers) foram os lembrados pelos votantes do Leste.
Por outro lado, na conferência Oeste, os citados foram: Luka Doncic (Mavericks), Kawhi Leonard (Clippers), Anthony Davis (Lakers), Anthony Edwards (Timberwolves), Kevin Durant (Suns), De’Aaron Fox e Domantas Sabonis (Kings).
Leia mais sobre Shai Gilgeous-Alexander
- Segundo analista, Shai Gilgeous-Alexander é melhor do que Jayson Tatum
- “Shai Gilgeous-Alexander é um jogador especial”, exalta Nikola Jokic
- Rivais perdem esperança em troca de Shai Gilgeous-Alexander no Thunder
Treinadores
Ao mesmo tempo, a NBA confirmou os vencedores dos prêmios de técnicos do mês da liga. E, aliás, os dois profissionais vencem essa honraria pela segunda vez na carreira. No Leste, Joe Mazzulla ganha o reconhecimento pelo trabalho com o Boston Celtics. Tyronn Lue, por sua vez, é o vencedor do Oeste pelo desempenho do Los Angeles Clippers.
Mazzulla liderou a equipe de Massachussets ao melhor recorde da liga em dezembro. Foram 12 vitórias em 14 jogos, enquanto registrou o segundo ataque mais eficiente da liga. O time marcou quase 126 pontos por 100 posses de bola. Além disso, emplacou duas de suas quatro sequências de cinco ou mais vitórias na temporada.
Enquanto isso, Lue comandou a melhor campanha do Oeste no último mês de 2023: onze vitórias em 13 jogos. Apesar de terem tido só a 17a defesa mais eficiente de dezembro, os angelinos compensaram com um ataque de 122,6 pontos por 100 posses de bola.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA