Restando dois meses para o início da temporada 2022/23 da NBA, a ESPN fez projeções para os vencedores dos prêmios individuais que a liga entrega ao término de cada campanha. O mais aguardado, no entanto, é o de Melhor Jogador da Temporada que, no último ano, foi entregue a Nikola Jokic. Mas agora, de acordo com o canal americano, o principal candidato ao MVP é Giannis Antetokounmpo.
Vale lembrar que Jokic foi eleito o melhor jogador das duas últimas temporadas e prolongou a hegemonia de estrangeiros vencedores da premiação. Isso porque, antes do astro do Denver Nuggets, o grande craque do Milwaukee Bucks também venceu por dois anos de forma consecutiva. Então, naturalmente, Giannis Antetokounmpo está sempre cotado como forte candidato a MVP da liga. Ou seja, os dois tomam conta do prêmio há quatro campanhas.
Além disso, ele esteve sempre entre os primeiros colocados na corrida ao prêmio na última campanha. Então, Giannis Antetokounmpo também foi forte candidato a MVP até o fim da temporada regular. Contudo, apesar de não ter faturado, o grego terminou na terceira posição, atrás apenas de Joel Embiid e do vencedor, Nikola Jokic.
Leia mais!
- Veja os dez candidatos a MVP da NBA, segundo as casas de apostas
- Zion Williamson quer ser o MVP da NBA na próxima temporada
- Segundo jornalista, Joel Embiid foi roubado no MVP
Dessa forma, a ESPN elaborou uma votação interna que teve como base pontuação para cada posição escolhida pelos “jurados”. Assim, foram classificas as três principais escolhas para os seis principais prêmios da NBA – com um voto de primeiro lugar recebendo cinco pontos, um voto de segundo lugar recebendo três e um voto de terceiro lugar recebendo um.
Como resultado, Antetokounmpo liderou o ranking hipotético com 43 pontos, ou seja, 33,3% dos votos para ser o primeiro lugar. Na segunda posição, ficaram empatados Joel Embiid e Luka Doncic – ambos com 40 pontos. No entanto, o astro do Philadelphia 76ers teve mais porcentagem para o segundo lugar (33,3%), do que a estrela do Dallas Mavericks (22,2%).
Em seguida, com o quarto lugar, Stephen Curry ficou com 14 pontos. Na quinta colocação, outro empate: Ja Morant e Kawhi Leonard igualaram os mesmos seis pontos. Do mesmo modo, na sétima posição, o atual MVP, Nikola Jokic e Jayson Tatum receberam quatro pontos cada.
Ademais, Karl-Anthony Towns, com três pontos, ficou na nona posição. Por fim, Devin Booker e Anthony Davis ficaram, juntos, na décima colocação, com um ponto cada.
Embora ainda seja um dos melhores jogadores da NBA, LeBron James, do Los Angeles Lakers, não aparece entre os favoritos. Uma das explicações, entretanto, é a campanha que o time californiano projeta para 2022/23. Portanto, não chega a ser surpresa ver Giannis Antetokounmpo como o principal candidato ao prêmio de MVP.
Previsões para outros prêmios
Calouro do Ano
Apesar da história recente mostrar que a primeira escolha do Draft nem sempre é eleito o Calouro do Ano, a previsão da ESPN aponta Paolo Banchero como o provável vencedor do prêmio. Por outro lado, a terceira escolha, Jabari Smith, não ficou nem entre os três primeiros colocados.
1. Paolo Banchero (Orlando Magic): 60 pontos
2. Chet Holmgren (Oklahoma City Thunder): 43 pontos
3. Jaden Ivey (Detroit Pistons): 20 pontos
4. Keegan Murray (Sacramento Kings): 18 pontos
5. Jabari Smith Jr. (Houston Rockets): 16 pontos
Treinador do Ano
Talvez a votação mais surpreendente seja essa. Afinal, o melhor técnico eleito nos últimos dois anos sequer aparece entre os dez mais escolhidos pelo canal americano. Então, Monty Williams, do Phoenix Suns, parece que será desbancado em 2022/23, sobretudo após a grande evolução do Boston Celtics sob o comando de Ime Udoka. Todavia, não é bom descartar Erik Spoelstra, treinador do Miami Heat.
1. Ime Udoka (Boston Celtics): 50 pontos
2. Tyronn Lue (Los Angeles Clippers): 32 pontos
3. Erik Spoelstra (Miami Heat): 16 pontos
4. Jason Kidd (Dallas Mavericks) 13 pontos
5. Willie Green (New Orleans Pelicans): 12 pontos
Defensor do Ano
Um dos prêmios mais questionados pelos próprios jogadores que reivindicam para si a conquista, o Defensor do Ano, para ESPN não terá grandes surpresas. Aliás, na última edição, Marcus Smart sagrou-se vencedor, mas não aparece entre os cinco candidatos mais fortes.
1. Rudy Gobert: 43 pontos
2. Bam Adebayo: 29 pontos
3. Giannis Antetokounmpo: 21 pontos
4. Mikal Bridges: 19 pontos
5. Draymond Green: 10 pontos
Melhor Reserva
Na última temporada, Tyler Herro, do Miami Heat foi eleito o melhor sexto homem. Contudo, apesar de figurar entre os cinco mais votados, a expectativa é que outros nomes briguem pela premiação. Jordan Poole, acima de tudo, é o que mais demonstra ter condições de sair vencedor, especialmente pela ótima campanha passada. Apesar de Malcolm Brogdon e John Wall ainda não estarem confirmados como reservas por suas novas equipes, a tendência é que ambos briguem pela titularidade.
1. Jordan Poole: 77 pontos
2. Malcolm Brogdon: 22 pontos
3. John Wall: 15 pontos
4. Tyler Herro: 13 pontos
5. Cameron Johnson: 9 pontos
Jogador que mais evoluiu
Muitas vezes a escolha do jogador que mais evoluiu é polêmica, mas principalmente porque o critério não é tão claro assim. Na última temporada, por exemplo, o escolhido foi Ja Morant que, para muitos, deveria estar nas conversas de MVP. Então, para 2022/23, evidentemente, ele nem foi considerado na votação. Agora, portanto, há espaço para outros nomes brigarem por esse posto.
1. Anthony Edwards: 32 pontos
2. Tyrese Haliburton: 24 pontos
3. Jalen Brunson: 22 pontos
4. Jalen Green: 20 pontos
5. Kevin Porter Jr.: 15 pontos
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram