Com seis ausências para o Eurobasket 2015 (Carlos Navarro, José Calderón, Ricky Rubio, Marc Gasol, Serge Ibaka e Alex Abrines), a Espanha chegou como incógnita no torneio europeu, mas contou com atuações de gala do ala-pivô Pau Gasol para garantir seu terceiro título nas últimas quatro edições, e sua vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Maior pontuador da competição com 230 pontos totais em nove jogos, Gasol foi eleito o melhor jogador do torneio de 2015, alcançando assim, sua segunda premiação de MVP em Eurobasket, e igualando o ex-pivô iuguslavo Kresimir Cosic. Além de cestinha, Gasol ficou na 4ª posição no quesito rebotes, com 8.8 por jogo. No mata-mata, o jogador de 35 anos teve médias de 30.5 pontos, 9.7 rebotes e aproveitamento geral de 60% nos arremessos de quadra.
Em entrevista após receber o prêmio, Gasol se mostrou contente com o recorde e suas atuações: “Este prêmio tem significado especial, com certeza”, afirmou Pau depois da vitória sobre a Lituânia. “Ser capaz de jogar nesse nível neste ponto da minha carreira, após tudo o que eu e este time conquistamos, é sempre para se orgulhar sempre. Tenho uma grande paixão por esse jogo, e atuar pela Espanha é algo realmente especial”.
Leia mais
Espanha vence Lituânia e é campeã do EuroBasket
Astros do Eurobasket, Vesely e Satoransky querem jogar na NBA em 2016
Tony Parker torna-se maior pontuador da história do EuroBasket
Presente em seis campeonatos europeus na carreira, Gasol foi escolhido para o time ideal em todas as edições, que em 2015, é completado pelo compatriota Sergio Rodríguez, o francês Nando De Colo, e os lituanos Jonas Valanciunas e Jonas Maciulis.
Grandes líderes da vice-campeã Lituânia, Valanciunas e Maciulis lideraram a equipe em pontos, 16 e 13.8, e rebotes, 8.4 e 6.3 respectivamente. Aos 30 anos, Maciulis também foi o maior roubador de bolas do Eurobasket com quase dois roubos por jogo.
Diferentemente da época de San Antonio Spurs, De Colo não ficou atrás de Tony Parker, e teve papel decisivo para o terceiro lugar conquistado pela seleção francesa. Atualmente no CSKA Moscou, o armador de 28 anos foi superior à Parker em todas as médias de arremessos, e ainda foi o cestinha da França com 13.1 pontos por jogo.
Parceiro de Gasol, Rodríguez foi titular em apenas dois jogos da seleção espanhola, mas ainda assim, foi terceiro jogador com mais minutos em quadra da equipe, perdendo apenas para Pau e Sergio Llull. Terceiro maior pontuar da Espanha com 9.9 pontos por jogo, Rodríguez também contribuiu com 4.4 passes decisivos por partida.
Com o final do torneio, Espanha e Lituânia garantiram presença nas olimpíadas do Rio de Janeiro, enquanto França, Sérvia, República Tcheca, Grécia e Itália disputarão três vagas com mais 13 seleções nos torneios pré-olímpicos mundiais.