1/14
O pivô Victor Wembanyama é o grande nome do próximo Draft da NBA. De acordo com os principais analistas, o francês, de 19 anos, é o maior talento geracional desde LeBron James. Então, não chega a ser exatamente uma surpresa ver tantos times perdendo por querer. No entanto, dia 16 de maio acontece a loteria do Draft e vamos ficar sabendo quem fica com ele. Enquanto isso, veja onde ele pode parar.
Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP
2/14
Com 0,8% de chances, aparece o Toronto Raptors. O time canadense, que vai ao play-in, é o que possui a menor possibilidade de vencer a loteria. Mas já imaginou Wembanyama com Pascal Siakam, OG Anunoby, Fred VanVleet e Scottie Barnes? Quinteto alto, não?
Foto: MARK BLINCH / AFP
3/14
O Dallas Mavericks depende de uma combinação de resultados, mas caso fique fora do play-in, terá 2,1% de chances de contar com Victor Wembanyama. No entanto, caso a equipe texana se classificar, sua escolha vai diretamente para o New York Knicks. Agora, se der a sorte, Luka Doncic e Wembanyama fariam a dupla mais promissora da liga.
Foto: Kevin C. Cox / AFP
4/14
O New York Knicks tem 2,1% de chances, mas depende muito do que o Dallas Mavericks vai fazer nas próximas partidas. Se o Mavs for ao play-in, a escolha é do Knicks. Aí, vai para a loteria com chances, ainda que remotas, de selecionar em primeiro. Imagine só...
Foto: Nathaniel S. Butler / AFP
5/14
O Oklahoma City Thunder tem apenas 2,2% de chances na loteria. Mas vai que a sorte aparece...
E se aparecer, Victor Wembanyama poderia jogar com Shai Gilgeous-Alexander, Jalen Williams, Josh Giddey e, claro Chet Holmgren. Além disso, o Thunder não foi para o tank pela primeira vez em alguns anos...
Foto: EZRA SHAW / AFP
6/14
Com 4,5%, o Utah Jazz também está na briga. Vale lembrar que, mesmo com tantas mudanças no elenco, o Jazz não foi para o tank. Jogou sério e chegou a ficar entre os primeiros do Oeste. Seria um prêmio, não?
Foto: JAMIE SQUIRE / AFP
7/14
O Orlando Magic, de Paolo Banchero, tem 6,0% de chances de repetir a primeira escolha do Draft. Apesar de ser difícil, não é impossível. O Magic já "furou" previsões outras vezes. Em 1993, por exemplo, a equipe tinha apenas 1.52% e, mesmo assim, conseguiu a primeira escolha (Chris Webber foi escolhido e, depois, trocado por Penny Hardaway). E Hardaway fez dupla com Shaquille O'Neal nos anos 90, decidindo um título de NBA. É só levar Pat Williams (que estava lá na loteria dos dois, além de Dwight Howard) que dá certo.
Foto: Stephen Gosling / AFP
8/14
O Indiana Pacers aparece com 8,2% de chances de ficar com a primeira escolha. O time possui jovens talentos e já teve Tyrese Haliburton no All-Star Game de 2023. Imagine só uma dupla com Haliburton e Wembanyama... Seria proibido para menores de idade.
Foto: Ron Hoskins / AFP
9/14
O Washington Wizards, de Kristaps Porzingis, tem 8,3% de chances de ficar com a primeira escolha. O Wizards já teve a primeira pick duas vezes. Em 2001, escolheu Kwame Brown. Mas nove anos depois, conseguiu se redimir com John Wall.
Foto: Stephen Gosling / AFP
10/14
Se tem uma chance real de Damian Lillard não pedir troca no Portland Trail Blazers é a loteria do Draft. Com 10,5%, o time do Oregon poderia ser um destino para o jovem francês. Em uma equipe com Shaedon Sharpe, Anfernee Simons, além de Lillard, Wembanyama seria a chance de Portland voltar a brigar na parte de cima.
Foto: SAM FORENCICH / AFP
11/14
Bem, o Charlotte Hornets possui 12,5% de chances de ficar com a primeira escolha. Mas o time de Michael Jordan não tem feito grandes negócios ultimamente, então são poucos os jovens talentosos por lá. Quem se destaca, claro, é LaMelo Ball. Existem outros bons jogadores, como os pivôs Mark Williams e Nick Richards, o ala PJ Washington, além dos veteranos Terry Rozier e Gordon Hayward.
Foto: Brock Williams-Smith / AFP
12/14
Hoje, o Detroit Pistons possui 14,0% de chances. Mas vale lembrar que o time conta com diversos jogadores para a posição, então a diretoria seria obrigada a se mexer. Jaden Ivey, Jalen Duren, James Wiseman e Cade Cunningham são os grandes nomes para o futuro.
Foto: Chris Schwegler / AFP
13/14
Assim como o Detroit Pistons, o Houston Rockets, possui 14,0% de chances. Ter Victor Wembanyama, entretanto, pode não ser a prioridade para um time que conta com Alperen Sengun e Jabari Smith Jr. Mas estamos falando de Victor Wembanyama, né? Dá para passar e selecionar Scoot Henderson? Jalen Green e Kevin Porter são os outros talentos da equipe.
Foto: Logan Riely / AFP
14/14
O San Antonio Spurs tem 14,0% de chances. Na verdade, os três primeiros (ou últimos, vai), ficam com mais possibilidades. Então, o Spurs, pelo fator Gregg Popovich, é o favorito de muita gente. A questão que fica é saber se o Spurs tem tanto talento para cercar Wembanyama. Jeremy Sochan, Tre Jones, Keldon Johnson e Devin Vassell são jovens e promissores, mas são o bastante?
Foto: Michael Gonzales / AFP