A conturbada situação de Kawhi Leonard no San Antonio Spurs vem sendo monitorada por várias equipes da NBA. De acordo com Brian Windhorst, da ESPN, os dirigentes texanos receberão consultas na offseason sobre a disponibilidade do astro para troca. O repórter apurou que uma série de gerentes-gerais ao redor da liga já preparam propostas para tentar a aquisição do astro.
O jogador de 26 anos só disputou nove partidas nesta temporada por conta de uma insistente lesão no quadríceps. Ele foi liberado pela junta médica da equipe para voltar a jogar em janeiro, mas, ainda inseguro, contrariou a orientação e procurou avaliações de outros médicos sobre a recuperação. Apesar de rumores de um “racha” interno, o Spurs tem apoiado o atleta em todo o processo.
O treinador Gregg Popovich já disse que não conta com Leonard para a disputa do restante da temporada regular e playoffs. “Jogadores lesionados recuperam-se e voltam quando estiverem prontos. Nossos atletas tem atuado uns com os outros, não importa quem esteja em quadra, a campanha inteira. Se Kawhi retornar, ele joga. Se não, não. É o que posso dizer hoje”, esclareceu o técnico.
Os primeiros sinais, aparentemente, são que o Spurs não tem interesse na saída de sua principal referência. De acordo com Michael C. Wright, da própria ESPN, o time texano ainda pretenderia oferecer um contrato máximo (US$217 milhões por cinco temporadas) para o duas vezes premiado melhor defensor da liga nos próximos meses, garantindo sua permanência até junho de 2024.
Para a franquia de San Antonio, Leonard é o sucessor dos veteranos Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker no comando de um dos programas mais vencedores deste século na NBA. O MVP das finais de 2014, que pode ser agente livre irrestrito no ano que vem, registra médias de 16.3 pontos, 6.2 rebotes e 1.8 roubos de bola em pouco mais de 400 partidas disputadas como profissional.