No único duelo desta quarta-feira (08), no Ginásio Pedrocão, Franca garantiu mais uma vitória, desta vez sobre o Rio Claro. Jogando em seu domicílio, o time francano, líder isolado do NBB 2021/22, mostrou poder de reação e conquistou seu décimo primeiro triunfo na competição, mantendo-se como a única equipe ainda invicta na temporada.
Sem David Jackson, fora com uma lesão nos glúteos, o destaque ficou com o trio de estrelas do Franca e da seleção brasileira. Cestinha do NBB, o pivô Lucas Mariano finalizou a vitória com 26 pontos e oito rebotes. Além dele, Lucas Dias, que hoje completou 200 jogos com a camisa francana, contribuiu com 24 pontos. Por fim, o armador Georginho flertou com um duplo-duplo: 19 pontos e nove rebotes.
Surpreendentemente, Rio Claro fez um bom início de jogo, sobretudo defensivo, deixando os donos da casa em uma posição desconfortável na primeira metade do quarto. Franca, por sua vez, só pontuou após os cinco minutos iniciais, mas não conseguiu conter o ataque visitante, que incomodou dentro do garrafão. Bem aplicados taticamente, os comandados de Fernando Penna finalizaram o período com uma vitória parcial por 17 a 12, além de uma vantagem considerável nos rebotes ofensivos e defensivos.
Melhor no segundo período, Franca conseguiu equilibrar o duelo, que seguiu truncado. Diante de um aproveitamento ruim no perímetro, ambas as equipes apostaram no jogo interno, mas os donos da casa obtiveram vantagem e assumiram a ponta do placar pela primeira vez. Sob o comando do trio Lucas Dias, Lucas Mariano e Georginho, os francanos evoluíram nos minutos finais e foram ao intervalo vencendo por 35 a 29, sendo 23 a 12 na parcial dos dez minutos.
Franca retornou do intervalo com o mesmo volume ofensivo que havia apresentado no segundo quarto, ampliando a vantagem no terceiro período. Já Rio Claro seguiu lutando, em especial no garrafão, porém não o suficiente para igualar a produção adversária. Mesmo sem o comum brilho coletivo, a equipe de Helinho voltou a dominar os rebotes e apostou na individualidade para abrir vantagem sobre os visitantes.
No último período, Franca chegou a ampliar a vantagem para vinte pontos, a maior diferença de todo o embate. O Rio Claro, que havia liderado o placar até meados do segundo quarto, não voltou a sequer ameaçar os donos da casa. Com a vitória quase garantida, Helinho optou por rodar seu elenco. Ainda com os titulares, o leão diminuiu a vantagem e tentou reagir, igualando a parcial do quarto, mas sendo derrotado por 86 a 76.
O resultado positivo eleva ainda mais o patamar do Franca, líder do NBB com duas vitórias a mais que o segundo colocado Flamengo. Rio Claro, com a derrota, caiu para a décima quarta colocação.
(11-0) Franca 86 x 76 Rio Claro (3-8)
Franca
Lucas Mariano: 26 pontos e oito rebotes
Lucas Dias: 24 pontos e oito rebotes
Georginho: 19 pontos e nove rebotes
Jhonatan: sete pontos e sete rebotes
Rio Claro
Douglas Nunes: 18 pontos e oito rebotes
Jamaal: 14 pontos e sete assistências
Anderson Rodrigues: 13 pontos
Betinho: 11 pontos e cinco assistências
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: