Após perder para a Letônia, desfalcada por Kristaps Porzingis, a França está fora da Copa do Mundo de Basquete. A derrota deste domingo (27) foi a segunda da seleção francesa no torneio. Então , não há mais chances de classificação para a próxima fase. O confronto foi acirrado e contou com uma virada heroica nos segundos finais.
Faltando 37 segundos no relógio, a França só precisava manter a vantagem de 86 a 85 para ganhar. Mas Rolands Smits e Arturs Zagars, da Letônia, estavam quentes. Desse modo, o primeiro cavou uma falta em cima de Rudy Gobert e virou o jogo após acertar dois lances livres.
Em seguida, a França vai para o ataque. Evan Fournier erra um arremesso de média distância e seu companheiro, Guerschon Yabusele, consegue o rebote e tentar dar um tapa para dentro. Mas não conseguiu.
Faltando dez segundos no relógio, Fournier manda Zagars para o lance livre e ele acerta apenas um de dois. A França vai para o ataque e o armador Sylvain Francisco erra uma tentativa de três pontos. A partida acabou em 88 a 86. Assim, a França não tem mais como se classificar para a próxima fase da Copa do Mundo.
Durante toda a partida, foi a Letônia que correu atrás do placar. Mas no último quarto melhorou seu desempenhos nos dois lados da quadra. Foram 26 pontos, contra apenas 12 da França. Zagars, que fez 22 pontos, convertendo oito das 11 tentativas de arremessos) e Smits, que fez 20 pontos, com apenas dois erros em dez tentativas de arremessos, foram os destaques. Além disso, Davis Bertans, do Oklahoma City Thunder, terminou com 15 pontos.
Leia mais!
- Com Luka Doncic fora do Top 3, FIBA divulga corrida ao MVP do Mundial
- Com grave lesão no joelho, Raulzinho está fora da Copa do Mundo
- Alerta de míssil assusta Luka Doncic no Mundial de Basquete
Pelo lado da França, Evan Fournier foi o principal destaque com 27 pontos e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra (9/18). Rudy Gobert foi importante defensivamente e conseguiu nove pontos, sete rebotes, duas assistências. O pivô também conseguiu três roubos de bola e dois tocos. Por fim, Yabusele e Nic Batum, juntos, somaram 31 pontos.
A Letônia venceu o Líbano na primeira rodada, mas a França perdeu na estreia para o Canadá e precisava ganhar para ainda ter chance de avançar de fase na Copa do Mundo. O Grupo H, então, está assim no momento: Canadá e Letônia com dois pontos, enquanto França e Líbano tem zero.
Como resultado, as duas primeiras já estão classificadas para a segunda fase do campeonato. Ao mesmo tempo, as outras duas brigarão apenas pela colocação de 17º até 32º no geral.
De acordo com o ranking oficial da FIBA, a França e o Canadá eram as favoritas, não só do grupo, como também para o título da Copa do Mundo. A primeira ganhou a prata nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, enquanto a segunda possui nomes renomados da NBA. A classificação da Letônia, sem o astro Kristaps Porzingis, pode ser vista como a principal “zebra” do campeonato até o momento.
Vale lembrar que acontecerão os dois jogos finais do Grupo H na terça-feira (29). O primeiro será entre França e Líbano. O segundo entre Canadá e Letônia.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol