Franca bate G League Ignite e está na final do Mundial de Clubes de Basquete

Brasileiros vencem os dois confrontos da fase de grupos e final será contra time da Alemanha

Franca mundial clubes basquete Fonte: Marcos Limonti / SFB

O representante brasileiro na Copa Intercontinental da FIBA fez bonito na madrugada deste sábado (23). O Sesi Franca derrotou o G League Ignite por 98 a 89 e garantiu vaga na final do Mundial de Clubes de Basquete. Isso porque venceu os dois jogos da fase de grupo e vai à decisão com 100% de aproveitamento.

No duelo contra o G League Ignite, Franca teve ótimo trabalho coletivo e contou com quatro jogadores fazendo 17 pontos ou mais. Destaque para Jhonatan Luz. O ala, que é especialista defensivo, brilhou no ataque e terminou como cestinha da partida. Afinal, foram 19 pontos em 23 minutos com quatro bolas do perímetro convertidas e oito rebotes.

Além dele, Georginho fez grande primeiro tempo, também anotou 19 pontos e foi eleito o melhor da partida. Da mesma forma, Lucas Dias e David Jackson, que foram os principais jogadores no confronto com o Ah-Ahly, também brilharam. O ala-pivô terminou com 18 pontos, enquanto o ala-armador veterano anotou 17 pontos e cinco rebotes.

Publicidade

Pelo lado do Ignite, o time recheado de prospectos terminou com um veterano como cestinha. John Jenkins, que atuou por seis anos na NBA, terminou com 15 pontos. Aliás, a equipe americana teve seis jogadores com mais de dois dígitos em pontuação.

Leia mais!

Com time brasileiro, confira o guia do Mundial de Clubes de Basquete
Veja quem a seleção brasileira pode enfrentar no pré-olímpico de basquete
Confira os jogadores com mais partidas disputadas por um time na NBA

Publicidade

Portanto, além de Jenkins, London Johnson também fez 15 pontos. Além disso, outro veterano que já atuou na NBA também foi bem. Jeremy Pargo, que disputou três temporadas na liga principal anotou 14 pontos e liderou a equipe em boa parte do confronto.

Por fim, um dos prospectos mais aguardados para o Draft de 2024 foi discreto. Ron Holland atuou por 12 minutos e anotou dez pontos. Ele é projetado pela ESPN como segunda escolha no próximo recrutamento.

Publicidade

A segunda partida do Franca no Mundial de Clubes de Basquete teve um começo difícil. A equipe do técnico Helinho Garcia começou mais nervosa e deixou o adversário comandar boa parte do período. No entanto, se acertou ao longo dos dez minutos iniciais. O segundo quarto foi equilibrado, mas os brasileiros mantiveram bom ritmo.

O terceiro quarto foi ainda mais acirrado e o único vencido pelo Ignite. Mas, no período final, o time francano deslanchou. O representante do Brasil, então, dominou as ações nos dois lados da quadra, abriu a maior vantagem da partida e garantiu o triunfo.

Publicidade

Agora, Franca encara o Bonn, da Alemanha, que também venceu seus primeiro jogos da fase de grupos. Foram dois atropelos com mais de 50 pontos de diferença em cada confronto.

A final será no domingo (23), às 8h (horário de Brasília) com transmissão do Star+. No mesmo dia, mais cedo, acontecem as decisões de quinto e terceiro lugares.

O jogo

O primeiro quarto começou disputado, mas o time americano conseguiu dominar os ataques sem sofrer na defesa. Então, na metade do período, o Ignite abriu dez pontos de vantagem. Franca sofria com a marcação em duelos individuais e não soube aproveitar a pouca movimentação do adversário. Além disso, foram muitas tentativas do perímetro desperdiçadas. Mas, nos minuto final do quarto, melhorou a defesa e virou a partida. 25 a 23 Franca.

Publicidade

No início do segundo quarto, entretanto, o cenário voltou a ser similar aos primeiro minutos do jogo. A equipe da G League forçando situações individuais e o Franca com baixo aproveitamento do perímetro. Assim, a partida se manteve parelha. Os ataques prevaleceram sobre as defesas na segunda metade do período e nenhuma equipe desgarrou do placar.

Mas a principal mudança para a equipe brasileira no final do primeiro tempo foram as bolas de três. Isso porque Franca converteu 67% das tentativas no segundo quarto. Então, retomou a liderança e foi em vantagem para o intervalo. Georginho foi o destaque do time nos primeiros 20 minutos de jogo, mas os pontos foram bem distribuídos no elenco. 54 a 50 Franca.

Publicidade

Segundo tempo

Na volta dos vestiários, o duelo ficou truncado e com pontuação baixa. Mas equilibrado. Franca não conseguiu ter o mesmo volume ofensivo e contou com erros do adversário para não perder o controle da partida. Portanto, os brasileiros se mantiveram à frente do placar com a vantagem conquistada no primeiro tempo.

As jogadas individuais do Ignite pararam de resultar em cestas e, agressivo ao aro, o Franca conseguiu ampliar a vantagens nos minutos finais. Com menos tentativas do perímetro, aliás, as duas equipes passaram a apostar em jogadas no garrafão. Apesar do equilíbrio, os americanos tiraram um ponto. 76 a 73 Franca.

Publicidade

O Ignite tentou colocar pressão na marcação no início do período final. Mas com boa movimentação de bola, o time francano fez bons ataque seguidos e jogou um balde de água fria no rival. Como resultado, após três minutos jogados, a diferença aumentou para nove pontos. Além disso, a equipe da G League ficou carregada em faltas cedo.

Na metade do quarto, Franca conseguiu uma ótima corrida de 13 a 3 e conquistou a maior vantagem da partida.Por fim, o time francano administrou a diferença construída ao longo do período. Apesar de deixar o adversário encostar nos minutos finais, não sofreu sustos e garantiu o segundo triunfo na competição.

Publicidade

(0-2) G League Ignite 89 x 98 Sesi Franca (2-0)

Destaques

Ignite

John Jenkins: 15 pontos e seis assistências
London Johnson: 15 pontos e três assistências
Jeremy Pargo: 14 pontos e três assistências
Izan Almansa: 11 pontos, 12 rebotes e cinco assistências
Babacar Sane: 11 pontos e cinco rebotes
Ron Holland: dez pontos e cinco rebotes

Publicidade

Franca

Jhonatan: 19 pontos, oito rebotes e 4/7 do perímetro
Georginho: 19 pontos, quatro rebotes e três assistências
Lucas Dias: 18 pontos, três rebotes e três assistências
David Jackson: 17 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e três roubos de bola

Publicidade

 

(1-1) Zhejiang Golden Bulls 50 x 111 Baskets Bonn (2-0)

Publicidade

Destaques

Golden Bulls

Reginald Perry: dez pontos e nove rebotes

Bonn

Sam Griesel: 16 pontos, três rebotes, três roubos de bola e 4/6 do perímetro
Glynn Watson: 13 pontos, quatro rebotes, sete assistências e quatro roubos de bola
Benedikt Turudic: 12 pontos e nove rebotes
Brian Fobbs: 11 pontos e cinco rebotes
Harald Frey: dez pontos, cinco rebotes e nove assistências
Till Pape: dez pontos e três rebotes

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários