LaMarcus Aldridge não joga mais pelo San Antonio Spurs e está oficialmente disponível para troca. O treinador Gregg Popovich surpreendeu ao anunciar que o veterano não está mais nos planos da franquia e, em comum acordo, as duas partes vão buscar um novo destino para o atleta até o fechamento da janela de transferência da temporada, em 25 de março. A inesperada declaração aconteceu em entrevista antes do jogo dos texanos contra o rival local, Dallas Mavericks.
“LaMarcus tem sido um ótimo comandado e não houve nenhum problema. Fez tudo o que pedimos aqui. Só acreditamos ser o melhor para todos os envolvidos e desejamos encontrar um cenário que faça sentido de lado a lado, porque isso é o que ele merece. Quando uma oportunidade aparecer, os nossos dirigentes e seu agente vão fazer tudo acontecer para que todos possamos seguir em frente”, explicou o experiente técnico, negando qualquer tipo de problema de relacionamento interno.
Popovich ainda confirmou que o time já explora possíveis cenários de negociação no mercado, o que indica que um acerto possa ser finalizado até antes do prazo-limite. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, há grande otimismo entre os executivos do Spurs de que uma troca vai ser acertada e os texanos conseguirão algum ativo por LaMarcus Aldridge. Se isso não acontecer até o final desse mês, a tendência é que o jogador tenha o seu vínculo rescindido e torne-se agente livre.
O atleta de 35 anos já vinha sendo especulado como um possível alvo de trocas para candidatos ao título desde a offseason passada, uma vez que ele possui um contrato expirante na casa dos US$24 milhões e a equipe de San Antonio caminha para uma renovação de elenco em torno de jovens talentos como Dejounte Murray e Keldon Johnson. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, os dirigentes da franquia já ouviam propostas pelo veterano desde janeiro.
Especula-se que um notório interessado de longa data nos serviços de Aldridge é o Miami Heat. O sete vezes all-star chegou a reunir-se com o time da Flórida em oportunidades anteriores que testou o mercado como agente livre e, nos bastidores, não é segredo que Pat Riley é um grande fã do seu basquete. Houve especulações, antes do início da temporada, de que o Golden State Warriors também mostrou interesse em sua contratação por meio de troca.
Era visível que, embora fosse titular ao longo da campanha, o experiente ala-pivô vinha perdendo espaço na rotação de Popovich e dava cada vez mais espaço para a inserção de jogadores mais jovens na equipe. Em 21 partidas disputadas pelo Spurs nessa temporada, Aldridge registrou médias de 13.7 pontos e 4.5 rebotes em 25.9 minutos de ação por noite – todas, as suas menores marcas desde a temporada de calouro na NBA.