A direção do Golden State Warriors jamais teve dúvidas sobre quem iria selecionar no draft. Segundo Joe Lacob, dono do Warriors, nenhum outro pivô, exceto Joel Embiid, chegou na NBA ao mesmo nível que James Wiseman na última década.
“Ele era minha primeira escolha desde sempre, basicamente”, afirmou Lacob, em entrevista ao jornalista Tim Kawakami, do site The Athletic. “Eu penso nele como um jogador que aparece a cada década. Fora Embiid, eu não sei se existe algum outro prospecto de pivô na última década que eu possa comparar com a categoria de Wiseman”.
De fato, desde 2010, apenas outros cinco pivôs foram selecionados entre as três primeiras posições no draft: Enes Kanter (terceira, em 2011), Joel Embiid (terceira, em 2014), Karl-Anthony Towns (primeira, em 2015), Jahlil Okafor (terceira, em 2015) e DeAndre Ayton (primeira, em 2018). Destes, apenas Towns e Embiid tornaram-se astros, enquanto Ayton ainda está em evolução. Kanter, apesar de não estar passando por boa fase, já foi muito útil por onde jogou, enquanto Okafor ainda decepciona.
O Warriors passou por momentos de tensão no recrutamento. O astro Klay Thompson havia lesionado o tendão de Aquiles e a notícia saiu cerca de uma hora antes do draft, mas sem a confirmação da gravidade. Especulou-se que o time poderia selecionar LaMelo Ball, mas optou por Wiseman mesmo assim. Na quinta-feira, a diretoria conseguiu uma troca com o Oklahoma City Thunder e recebeu o ala Kelly Oubre, amenizando a perda de um dos melhores jogadores da franquia em todos os tempos.
O pivô fez apenas três partidas pela Universidade de Memphis, por conta de suspensão imposta pela NCAA. Ele obteve médias de 19.7 pontos, 10.3 rebotes, 3.0 bloqueios e converteu 76.9% dos arremessos em cerca de 23 minutos por jogo.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA, incluindo os rumores de times e atletas no boletim do mercado: