O treinador do Minnesota Timberwolves, Flip Saunders, está lutando contra um câncer desde o fim da temporada passada. O técnico, que também ocupa o cargo de presidente de operações, anunciou que foi diagnosticado com um linfoma de Hodgkin por meio de nota oficial divulgada na tarde desta terça-feira.
O diagnóstico inicial da doença aconteceu há oito semanas e, imediatamente, a junta médica da equipe encaminhou o caso para uma clínica especializada. O profissional de 60 anos está se submetendo a tratamento de quimioterapia e os médicos responsáveis definem o câncer do treinador como muito “curável”.
“Quero agradecer os médicos da franquia e da Clínica Mayo pelo trabalho duro diagnosticando minha situação e criando um plano para curar-me. Eu estou encarando tudo isso com a mesma paixão que faço tudo em minha vida”, afirmou Saunders, que continua cumprindo suas funções normalmente ao longo do tratamento.
O linfoma de Hodgkin é uma forma de câncer que ataca o sistema linfático, conjunto de órgãos e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do do corpo. Segundo o site do Inca, Instituto Nacional do Câncer, a maioria dos pacientes com a doença pode ser curada com o tratamento atual.
Saunders está prestes a completar 40 anos de carreira à beira das quadras. O veterano técnico já trabalhou no basquete universitário, na extinta CBA e em três franquias da NBA (além de Timberwolves, Detroit Pistons e Washington Wizards). Ele possui 654 vitórias em 1.248 jogos como treinador na liga (52.4% de aproveitamento) e quatro finais de conferência no currículo – incluindo a única disputada pelo time de Minnesota em sua história, em 2004.