Nesta quinta-feira (10), o Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi, São Paulo, voltou a receber mais dois grandes jogos do NBB. O então invicto Bauru enfrentou os paranaenses do Pato Basquete e acabou derrotado com uma bola de três no último segundo. Com o revés, os bauruenses, além de perderem a invencibilidade, perderam também o topo na classificação do campeonato.
No último jogo da noite, o clássico entre Flamengo (que vinha de derrota para o São Paulo), e Paulistano (que também perdeu seu último duelo para Bauru), estava recheado de expetativas para saber como as equipes se recuperariam da primeira derrota sofrida na competição. Ao soar do apito final, o Flamengo conquistou a vitória contra a equipe paulista e recuperou a primeira posição na classificação do NBB 2020/21.
(8-1) Flamengo 104 x 76 Paulistano (5-2)
O jogo destaque desta quinta-feira foi o clássico entre o Flamengo, que vinha de derrota para o São Paulo, e o Paulistano, que também vinha de derrota para Bauru. Em busca da retomada da liderança, os rubro-negros não deram chances para o rival paulista e conquistaram a oitava vitória em nove jogos na nova temporada do NBB.
Já no período inicial de partida, os comandados de Gustavo de Conti limitaram o adversário a 10 pontos, tiveram mais volume no ataque e abusaram das bolas de três pontos. Luciano ‘Chuzito’ González anotou 10 pontos para os cariocas na parcial, Léo Demétrio mais seis saindo do banco e ambos lideraram o ataque rubro-negro para a vitória parcial. No fim, 26 a 10 para o Flamengo.
No segundo quarto, o Paulistano igualou as forças. Cauê Borges anotou oito pontos para a equipe paulista na parcial e o time comandado pelo técnico Régis Marelli foi mais agressivo no ataque ao abusar da velocidade de seus jogadores. O Flamengo seguiu no comando da partida, não deixou o Paulistano gostar do jogo e manteve o alto volume e aproveitamento nos arremessos do perímetro (6-9, 66.7%). No fim, vitória do Paulistano por 30 a 28, mas que não alterou muita coisa no placar geral: Flamengo 54 x 40 Paulistano.
Na volta das equipes do intervalo, o Flamengo seguiu controlando o ritmo da partida. Apesar do baixo aproveitamento (38%), a equipe não cometeu erros no terceiro período, e por ter um alto volume da linha dos três pontos, conseguiu a vitória na parcial por 22 a 17. Com dez minutos a serem jogados, os rubro-negros cariocas chegaram a liderar por mais de 20 pontos no placar geral, mas cederam algumas corridas para o adversário no final do período que diminuíram a vantagem. No fim, Flamengo 76 x 57 Paulistano.
O jogo foi protocolar nos últimos 10 minutos. O Flamengo rodou muito a equipe como de costume e viu o ala Chuzito novamente se destacar. Em apenas quatro minutos em quadra no quarto período, o argentino anotou nove pontos dos nove que tentou. Yago contribuiu com mais cinco e a vitória na parcial por 28 a 19 deu números finais ao duelo.
Ao soar do apito final, vitória do Flamengo por 104 a 76. Os cariocas retomam a liderança na competição, agora com oito vitórias em nove jogos e se recuperam da derrota na última terça (8) para o São Paulo. Luciano ‘Chuzito’ González foi o destaque da equipe com 25 pontos e 55% de aproveitamento nos arremessos do perímetro. Pelo Paulistano, Cauê Borges liderou o marcador ao anotar 25 pontos e cinco assistências.
(3-6) Pato 80 x 79 Bauru (6-1)
https://www.youtube.com/watch?v=bOK0atf8RJ0&ab_channel=NBB
O jogo de abertura da rodada desta quinta-feira colocou em quadra a equipe paranaense do Pato Basquete, que vinha de derrota para o último colocado Pinheiros, para enfrentar o até então líder invicto Bauru, que vinha de vitória contra o Paulistano. Já no primeiro período, Bauru forçou a bola de três pontos (2-9, 22%), cedeu 12 rebotes para o adversário em dez minutos e não encontrou respostas para o ala estadunidense Isaac Thornton, que anotou oito pontos na parcial. A equipe paranaense teve ótimo aproveitamento do perímetro no primeiro quarto (40%), rodou melhor a bola no ataque (sete assistências), e emplacou uma defesa sólida, que forçou apenas 34% de aproveitamento do adversário nos arremessos de quadra. No fim, vitória parcial dos paranaenses de Pato Branco por 19 a 16.
Para o segundo período, o equilíbrio no placar ficou mais evidente dentro de quadra. O ala bauruense Gui Deodato anotou dez pontos na parcial, Bauru melhorou a escolha dos arremessos no ataque, mas cedeu cinco rebotes ofensivos para o adversário. O ala Funches anotou sete pontos para Pato no segundo quarto, e apesar do baixo aproveitamento, a equipe comandada pelo técnico Dedé Barbosa não deixou Bauru desgarrar no placar. No fim da parcial, 23 a 22 para Bauru, que cortou a diferença para dois pontos no placar geral: Pato Basquete 40 x 38 Bauru.
Com a volta das equipes dos vestiários, quem brilhou foi o estreante Zach Graham. O ala estadunidense fazia sua primeira partida com a camisa de Bauru nesse NBB e, no terceiro período, contribuiu com sete pontos para sua equipe. O rebote, principalmente o de defesa, continuou sendo um problema para os comandados de Léo Figueró. Pato conquistou quatro rebotes no ataque e teve muito mais volume. Os paranaenses chutaram para 57 pontos na parcial e o ala Funches liderou a equipe no período com cinco pontos. No fim, Bauru venceu a parcial por 23 a 22 e cortou a vantagem para um ponto, com dez minutos no relógio: Pato Basquete 62 x 61 Bauru.
No último quarto, Bauru igualou o volume ofensivo do rival, viu o ala Zach Graham anotar 11 pontos de 11 tentados no período, mas continuou a sofrer com os rebotes. Pato pegou 41 rebotes na partida, sendo 14 de ataque. No último período, a equipe paranaense novamente soube rodar melhor a bola no ataque, chutou para 50% dos três pontos e, há um segundo do fim, viu o ala Isaac Thornton matar a bola do jogo. No pedido de tempo de Dedé, a equipe perdia por 79 a 77 e o técnico ensaiou um hand-off do armador Matheusinho com o ala estadunidense. Na troca de marcação, o camisa 0 converteu a bola de três pontos na cara de Alexey que deu números finais ao duelo.
Ao soar do apito final, vitória histórica do Pato Basquete por 80 a 79. Destaque para o ala Isaac Thornton, cestinha e herói da partida ao anotar 24 pontos. Por Bauru, que perde a liderança e a invencibilidade no torneio, o destaque foi o estreante Zach Graham, autor de 23 pontos e 72% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Classificação
1- Flamengo: oito vitórias e uma derrota
2- Minas: sete vitórias e uma derrota
3- São Paulo e Bauru: seis vitórias e uma derrota
5- Franca: seis vitórias e duas derrotas
6- Paulistano: cinco vitórias e duas derrotas
7- Fortaleza Basquete Cearense: cinco vitórias e três derrotas
8- Unifacisa: cinco vitórias e quatro derrotas
9- Corinthians: três vitórias e cinco derrotas
10- Mogi: duas vitórias e quatro derrotas
11- Pato Basquete: três vitórias e seis derrotas
12- Campo Mourão: duas vitórias e seis derrotas
13- Pinheiros e Caxias: uma vitória e seis derrotas
15- Cerrado e Brasília: uma vitória e sete derrotas
Jogos da semana
11/12 (sexta-feira): Mogi x Unifacisa (14h30) / Pinheiros x Caxias do Sul (17h30 – DAZN) / Brasília x São Paulo (20h30 – DAZN)
12/12 (sábado): Bauru x Flamengo (16h – TV Cultura e Facebook do NBB) / Paulistano x Pato Basquete (19h)
13/12 (domingo): Franca x Brasília (13h) / Pinheiros x Cerrado Basquete (16h) / Caxias do Sul x São Paulo (19h – DAZN)