Flamengo bate Bauru e mantém liderança no NBB

No outro jogo do sábado, Paulistano se recupera e vence Pato Basquete

Flamengo Bauru NBB Fonte: Foto: LNB

O Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, recebeu neste sábado (12), dois jogos válidos por mais uma rodada do primeiro turno do NBB. O destaque ficou para o primeiro duelo do dia, um clássico entre dois gigantes do basquete nacional e que brigam pelo título desta temporada: Bauru e Flamengo, com vitória dos rubro-negros no final dos 40 minutos regulares.

Para fechar o dia, o Paulistano venceu o Pato Basquete na partida seguinte e se recuperou dos dois últimos jogos vindo de derrota. Com o triunfo, os paulistas seguem firmes na briga pelo G4 da competição.

(6-2) Bauru 73 x 90 Flamengo (9-1)

Publicidade

O primeiro jogo do dia colocou em quadra dois dos melhores times do país. De um lado, o Bauru, time do interior paulista comandado pelo técnico Léo Figueró, vinha de uma derrota não esperada na última partida para a equipe do Pato Basquete, que rendeu a perda da invencibilidade no campeonato. Do outro, o todo poderoso Flamengo, de Gustavo de Conti, que na última partida venceu o Paulistano no mesmo Ginásio Prof. Hugo Ramos.

Publicidade

Com um quinteto modificado na equipe titular, os cariocas apostaram em uma formação mais alta para começar o jogo, com Rafael Mineiro e Rafael Hettsheimeir no garrafão. Com isso, Bauru que só tinha Dikembe como pivô de ofício na titularidade, escolheu fechar a zona pintada para conter as investidas dos centrais rubro-negros. Em três minutos, o Flamengo controlou o ritmo, abriu uma corrida de 8 a 0 no placar e o time do interior paulista não encontrou respostas para o volume ofensivo dos cariocas. Quando o perímetro bauruense apertou o homem com a bola, Hettsheimeir apareceu. Em 10 minutos, o pivô anotou 17 pontos de 23 tentados, acertou os quatro arremessos de dois pontos que tentou e ainda guardou três do perímetro. A defesa também teve papel primordial, já que Bauru anotou somente 13 pontos e teve um aproveitamento pífio de 28% nos arremessos de quadra. No fim do quarto inicial, o Flamengo já abriu 15 pontos de vantagem no placar: Bauru 13 x 28 Flamengo.

Atrás por 15, Bauru mudou a postura na volta para o segundo período. A defesa não foi das melhores, mas o ataque foi bem melhor que no quarto inicial, principalmente na escolha dos arremessos e no aproveitamento, sobretudo do perímetro. Alexey, Tyrone e Gui Deodato lideraram a equipe na pontuação, mas os quatro erros no ataque custaram a vitória na parcial. O Flamengo seguiu arrasador, com mais volume ofensivo e abusando das bolas do perímetro. Luciano ‘Chuzito’ González anotou 10 pontos dos 10 que tentou no segundo quarto, Olivinha contribuiu com mais oito e no intervalo, os cariocas abriram ainda mais vantagem no placar geral: Bauru 37 x 55 Flamengo.

Publicidade

Com a volta das equipes dos vestiários, Bauru finalmente veio pro jogo. A equipe melhorou a defesa, cedeu somente 15 pontos ao adversário e forçou dois erros na parcial. No setor ofensivo, a equipe teve mais volume, a bola de três pontos desafogou o ataque (4/8), assim como a dupla Larry Taylor e Zach Graham, que somaram 10 pontos dos 19 marcados pela equipe. Já o Flamengo não teve a mesma eficiência dos períodos anteriores, cedeu quatro rebotes de ataque para o rival, mas mesmo assim, não deixou Bauru desgarrar no placar. A vantagem rubro-negra ainda era confortável e o jogo já se encaminhava para os últimos 10 minutos. Vitória de 19 a 15 para Bauru no fim da parcial, mas os cariocas mantiveram o duplo-digito de diferença no placar geral: Bauru 56 x 70 Flamengo.

O jogo já estava decidido quando veio o último quarto e a competitividade não foi tão alta como esperávamos. Alex Garcia, que até então não teve volume ofensivo por Bauru, até tentou uma última tentativa de aproximação no placar e apareceu no quarto final. O Brabo anotou 8 dos seus 14 pontos no período e liderou a equipe do interior de São Paulo. Pelo Flamengo, Hettsheimeir anotou mais quatro pontos e, apesar do baixo aproveitamento dos três pontos, os cariocas fecharam o duelo com mais uma vitória na última parcial por 20 a 17.

Publicidade

Ao soar do apito final, vitória do Flamengo por 93 a 70. Com o triunfo, os cariocas mantém a liderança do NBB com uma campanha de nove vitórias em 10 jogos disputados. Rafael Hettsheimeir, autor de 27 pontos e nove rebotes, foi o cestinha do duelo.
Já o time comandado pelo técnico Léo Figueró, com o revés, cai para a quarta colocação no NBB, com a campanha de seis vitórias e duas derrotas. Tyrone foi o destaque dos bauruenses no duelo contra o Flamengo. O ala-pivô anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.

(6-2) Paulistano 75 x 68 Pato Basquete (3-7)

Para fechar a rodada, o Paulistano, que vinha de duas derrotas seguidas na competição (para Bauru e Flamengo), enfrentou o Pato Basquete, que vinha de uma vitória espetacular, com direito a cesta no último segundo contra um dos favoritos ao título desta temporada, a equipe de Bauru.

Publicidade

No primeiro período, o time paranaense de Pato Branco controlou as ações. O armador Matheusinho anotou sete pontos na parcial, a equipe teve ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra e converteu os dois chutes de três pontos que tentou. O Paulistano teve mais volume ofensivo, teve três rebotes na tábua de ataque, mas a bola insistiu em não cair. O time paulista converteu somente 28% dos arremessos tentados na primeira parcial e, apesar dos seis pontos do ala-pivô Vitão, saiu atrás no fim dos primeiros 10 minutos: Paulistano 14 x 21 Pato Basquete.

Já no segundo quarto, o Paulistano se recuperou. A equipe contou com mais uma boa parcial de Vitão, que contribuiu com mais seis pontos, e soube escolher melhor os arremessos. Com isso, o aproveitamento foi melhor, e apesar do baixo volume, a equipe venceu a parcial por 16 a 14. A vantagem que era de sete pontos caiu para cinco, e as equipes foram para os vestiários com o jogo em aberto: Paulistano 30 x 35 Pato Basquete.

Publicidade

Com a volta das equipes para o terceiro período, o Paulistano passou a tomar conta da partida. A equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli teve mais volume ofensivo (chutou para 44 pontos), aproveitou melhor os arremessos, sobretudo no perímetro (3/6- 50%), e na defesa, forçou seis erros do adversário em 1o minutos. A equipe do Pato ainda viu o ala Isaac Thornton anotar seis pontos na parcial, mas os quatro rebotes ofensivos conquistados pelo rival fizeram diferença. Vitória do Paulistano por 22 a 17 no fim da parcial e a vantagem de sete pontos conquistada por Pato no fim do primeiro quarto, tinha ido por água abaixo e o jogo empatava no placar geral com dez minutos a serem jogados: Paulistano 52 x 52 Pato Basquete.

Até então discreto na partida, Cauê Borges, ala do Paulistano e recém convocado para a seleção brasileira, desabrochou e foi o destaque no último período. No ‘clutch time’, o camisa 8 da equipe paulista anotou nove dos seus 16 pontos na partida e liderou seus companheiros à vitória. Pato voltou a cometer muitos erros em um quarto (cinco no último período), não conseguiu encontrar respostas para o ala Cauê na defesa e não conseguiu se recuperar a tempo. No fim, vitória do Paulistano na parcial por 23 a 16 e no placar geral por 75 a 68.

Publicidade

Cauê Borges, Felipe Ruivo e Vitão foram os destaques da partida, todos com 16 pontos. Vitão ainda contribuiu com 12 rebotes e Cauê, com dois roubos de bola. Pela equipe paranaense, o armador Matheusinho foi o destaque com 12 pontos e oito assistências.

Classificação

1- Flamengo: nove vitórias e uma derrota
2- São Paulo e Minas: sete vitórias e uma derrota
4- Bauru, Franca e Paulistano: seis vitórias e duas derrotas
7- Fortaleza Basquete Cearense: cinco vitórias e três derrotas
8- Unifacisa: cinco vitórias e cinco derrotas
9- Mogi: três vitórias e quatro derrotas
10- Corinthians: três vitórias e cinco derrotas
11- Pato Basquete: três vitórias e sete derrotas
12- Campo Mourão e Pinheiros: duas vitórias e seis derrotas
14- Cerrado e Caxias do Sul: uma vitória e sete derrotas
16- Brasília: uma vitória e oito derrotas

Publicidade

Jogos da semana

13/12 (domingo): Franca x Brasília (13h) / Pinheiros x Cerrado Basquete (16h) / Caxias do Sul x São Paulo (19h – DAZN)

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Publicidade

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Últimas Notícias

Comentários