Flamengo atropela Pinheiros e segue invicto no NBB

Franca e São Paulo também venceram seus jogos na rodada desta quinta-feira

Luciano Chuzito tenta infiltração contra Guilherme Teichmann Fonte: Foto: Marcos Limonti

Nesta quinta-feira (3), inaugurando a nova sede no Ginásio do Morumbi, em São Paulo, tivemos três jogos em mais uma rodada do NBB. O líder Flamengo enfrentou o Pinheiros e venceu a sexta partida consecutiva, mantendo a invencibilidade na competição. Mais cedo, no jogo que abriu os trabalhos, o Franca bateu o Pato Basquete e manteve a sequência de vitórias, agora com cinco consecutivas. Já no último jogo da noite, o São Paulo, dono da casa, recebeu Campo Mourão e também triunfou graças a uma grande atuação coletiva, com cinco jogadores pontuando em duplo-dígito.

(0-5) Pinheiros 62 x 95 Flamengo (6-0)

 

Publicidade

O jogo entre Pinheiros e Flamengo marcou o duelo entre o último colocado do NBB contra o líder do campeonato respectivamente. Já no período inicial de partida, os cariocas impuseram o ritmo sobre o jovem time do Pinheiros e abriram diferença no placar já nos primeiros minutos. Humberto, ala do Pinheiros, ainda anotou nove pontos dos 19 de sua equipe na parcial, mas o Flamengo logo mostrou que não é líder à toa. O time comandado por Gustavinho forçou quatro erros do adversário e dominou a tábua de rebotes, sendo seis só de ataque. Jhonatan, com duas bolas de três, liderou o ataque dos cariocas no período e, no fim dos dez primeiros minutos, vitória parcial dos rubro-negros por 27 x 19.

Para o segundo período, o Flamengo pisou no acelerador. Os cariocas mantiveram a forte defesa do primeiro quarto, limitando o adversário a 10 pontos e 28% de aproveitamento nos arremessos de quadra. No ataque, a equipe rodou bem a bola (oito assistências), teve muito mais volume ofensivo e pontuou como quis na transição. O Pinheiros sofreu com os rebotes, cedeu diversas bolas de segunda chance ao adversário e viu a vantagem do rival disparar. No intervalo, vitória dos cariocas por 30 a 10 na parcial, e só no segundo quarto, os cariocas anotaram mais pontos que o adversário em dois períodos: Pinheiros 29 x 57 Flamengo.

Publicidade

Com o confronto já decidido no intervalo, pouca coisa mudou para o restante da partida depois da ida das equipes aos vestiários. O Flamengo manteve o ritmo, o aproveitamento nos arremessos e não deu chances para o time paulista sequer encostar na parcial do terceiro quarto. Com seis pontos e 100% nos arremessos no período, Rafael Hettsheimeir liderou o marcador para os rubro-negros, que venceram a parcial por 24 a 16. A vantagem que era de 28 no intervalo, subiu para 36, com mais dez minutos a serem jogados: Pinheiros 45 x 81 Flamengo.

O fim da partida foi protocolar, já que a vantagem acima dos 30 pontos dos cariocas impedia uma virada do time paulista. O Pinheiros ainda conseguiu vencer a última parcial por 17 a 14, mas que não foi o suficiente para os paulistas sequer sonharem em encostar no placar. Ao soar do apito final, vitória maiúscula do Flamengo por 95 a 62, mantendo a liderança e a invencibilidade no NBB 2020/21.

Publicidade

O destaque da partida fica para o coletivo do elenco comandado pelo técnico Gustavo de Conti, já que cinco jogadores contribuíram com duplo dígito na pontuação. Olivinha (15), Marquinhos (12) e o trio Balbi/Yago/Chuzito (com dez), foram os principais responsáveis pelo triunfo rubro-negro. Humberto, ala do Pinheiros, foi o cestinha do confronto com 17 pontos.

(2-4) Pato 64 x 86 Franca (5-1)

https://www.youtube.com/watch?v=qf5hv4rMGZU&ab_channel=NBB

Pato Basquete e Sesi Franca abriram a rodada desta quinta-feira, onde os francanos confirmaram o favoritismo e se deram melhor no final. Com grande atuação coletiva, os comandados de Helinho conquistaram a quinta vitória consecutiva no torneio, após sofrer apenas uma derrota, em sua estreia no novo NBB contra o Corinthians.

Publicidade

Já no começo de jogo, Franca impôs seu ritmo nas duas tabelas e limitou os adversários a somente 12 pontos e 25% de aproveitamento nos arremessos durante o quarto inicial. No ataque, Danilo Fuzaro (sete pontos) e Lucas Dias (cinco), tomaram conta da pontuação e, mesmo com um aproveitamento abaixo do normal (48%), a equipe de Helinho não encontrou muitas dificuldades para vencer e primeira parcial por 24 a 12.

Nos 10 minutos seguintes, o jogo virou. Ambas as equipes tiveram dificuldades na escolha dos arremessos e o aproveitamento continuou abaixo da média. Franca anotou 14 pontos na parcial, aproveitou só 28.6% de seus arremessos e ainda cometeu cinco erros no ataque. Já o Pato, que forçou a defesa e foi mais agressivo na tábua ofensiva, viu o ala Gabriel sair do banco e contribuir ao anotar oito pontos de 11 tentados no período. A diferença que era de dois dígitos ao final do primeiro quarto caiu para um no intervalo: Pato 29 x 38 Franca.

Publicidade

Depois do intervalo e com as equipes retornando dos vestiários, o ala André Góes, de Franca, chamou a responsabilidade no ataque do time interiorano. O camisa 40 anotou 12 pontos de 15 tentados no terceiro período, chutou cinco lances-livres (convertendo todos), e foi o grande responsável pela desgarrada de Franca no placar geral. A equipe do Paraná não encontrou respostas para conter o veterano ala francano e no fim, perdeu a parcial por 27 a 19. A diferença que teria sido somente de 9 pontos no segundo quarto, agora subia para 17, com mais dez minutos de jogo no relógio: Pato 48 x 65 Franca.

Para o último período, nada de muito novo. Franca dominou as ações e mesmo após cometer 9 erros na parcial, tomou conta dos rebotes, com 14, e aproveitou 63% dos arremessos tentados, sendo três certos do perímetro em três tentativas. Pato ainda viu o ala Gabriel Servelin anotar 10 dos 16 pontos da equipe nos últimos dez minutos, mas que não foram suficientes para a virada no placar. No fim, vitória de Franca por 21 x 16 na parcial e com 22 de vantagem no placar geral: Pato 64 x 86 Franca.

Publicidade

O cestinha da partida foi o ala André Góes, de Franca, com 21 pontos. Fuzaro (18) e Lucas Dias (14), também tiveram duplo dígito na pontuação e o armador Elinho beirou um triplo-duplo, com oito pontos, nove rebotes e sete assistências. Pela equipe paranaense, destaque para os 12 pontos de Servelin, sendo dez anotados no último quarto.

(4-1) São Paulo 92 x 79 Campo Mourão (1-5)

 

O último jogo da rodada tripla de quinta-feira trouxe o duelo entre os donos da casa, o São Paulo, e os paranaenses de Campo Mourão. Buscando retomar o caminho da vitória após o revés contra Franca, o tricolor paulista teve dificuldades para imprimir seu estilo de jogo contra o time comandado pelo técnico Emerson de Souza. Assim sendo, o confronto foi mais acirrado do que o esperado, principalmente no primeiro tempo de partida.

Publicidade

Já no primeiro período, ambas as equipes tiveram volume no ataque, tanto nos arremessos de dois pontos como nos arremessos do perímetro, mas o aproveitamento não foi dos melhores. O trio do tricolor formado por Shamell/Lucas Mariano/Jefferson anotou 21 dos 24 pontos da equipe no período e lideraram o time na pontuação. Por Campo Mourão, o estadunidense Anton Cook foi o cestinha dos visitantes com sete pontos. No fim dos primeiros dez minutos de um jogo equilibrado, vitória na parcial para os donos da casa por 24 a 19.

Para o segundo quarto, o São Paulo teve mais volume que Campo Mourão, porém o aproveitamento foi bem abaixo da média. Com 36% nos arremessos de quadra durante o período (16% nos três pontos), o time comandado por Cláudio Mortari não se encontrou no ataque. Na defesa, deixou o perímetro livre para os tiros de três pontos do adversário, que não desperdiçou a oportunidade e converteu três em sete tentativas (43%). Cook, Guilherme Magna e  Rafael Castellon somaram para 15 dos 19 pontos dos paranaenses no período e puxaram a pontuação da equipe. No intervalo, o jogo seguia aberto e equilibrado: São Paulo 42 x 38 Campo Mourão.

Publicidade

Na volta dos vestiários para o terceiro período, o jogo seguiu o que vinha sendo durante os dois primeiros quartos: equilibrado e com baixo aproveitamento de ambos os times nos arremessos. O São Paulo ainda viu Renan Lenz, ala-pivô, sair do banco e contribuir com oito pontos, sendo duas bolas de três convertidas em três tentadas. Cook anotou dez por Campo Mourão, mas Stefano Pierotti e Frierson, então motores do ataque paranaense, viveram uma noite pouco inspirada. No fim da parcial, vitória do São Paulo por 25 a 20 e nove de vantagem no placar geral com dez minutos a serem jogados: São Paulo 67 x 58 Campo Mourão.

Os últimos 10 minutos vieram e Campo Mourão pareceu estar esgotado fisicamente para buscar a remontada no placar. Na última parcial do jogo, o São Paulo finalmente encontrou o ritmo habitual no ataque, fez uma corrida de 5 a 0 nos primeiros minutos do período e logo abriu dois dígitos de vantagem. O aproveitamento nos arremessos, que vinha sendo abaixo da média durante toda a partida, melhorou no quarto final, principalmente nos três pontos (4/6- 67%). O ala Isaac foi o destaque da equipe no período. Saindo do banco, o camisa 7 anotou seis pontos e contribuiu para a vitória tricolor na parcial por 25 a 21.

Publicidade

Ao soar do apito final, vitória do São Paulo por 92 a 79. Destaque para o pivô Lucas Mariano, cestinha da equipe na partida com 18 pontos. Isaac (15), Georginho (14), Bennett (12) e Renan (dez) também pontuaram em duplo-dígito e contribuíram para o triunfo tricolor. Pelo lado de Campo Mourão, Anton Cook foi o cestinha da partida com 30 pontos.

Classificação

1- Flamengo: seis vitórias
2- Paulistano: quatro vitórias
3- Bauru: quatro vitórias
4- Minas e Franca: cinco vitórias e uma derrota
6- São Paulo: quatro vitórias e uma derrota
7- Fortaleza Basquete Cearense e Corinthians: três vitórias e três derrotas
9- Mogi: duas vitórias e três derrotas
10- Pato e Unifacisa: duas vitórias e quatro derrotas
12- Caxias do Sul: uma vitória e quatro derrotas
14- Cerrado Basquete, Brasília e Campo Mourão: uma vitória e cinco derrotas
16- Pinheiros: cinco derrotas

Publicidade

Jogos da semana

04/12 (sexta-feira): Caxias do Sul x Minas (14h30), Unifacisa x Brasília (17h30), Paulistano x Mogi (18h – DAZN), Cerrado Basquete x Fortaleza Basquete Cearense (20h30 – DAZN)
05/12 (sábado): Campo Mourão x Pinheiros (9h), Pato Basquete x São Paulo (12h – DAZN), Flamengo x Franca (16h – TV Cultura e Facebook do NBB), Bauru x Corinthians (19h – DAZN)
06/12 (domingo): Fortaleza Basquete Cearense x Brasília (11h30), Minas x Cerrado Basquete (14h30), Caxias do Sul x Unifacisa (17h30)

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários