
O pivô Al Jefferson, do Charlotte Hornets, foi suspenso por cinco jogos após ter violado o programa anti-drogas da NBA. A substância identificada no teste e o período de coleta não foram revelados.
O período da pena indica que Jefferson fez o uso de uma droga social (maconha, por exemplo). Caso tivesse ingerido uma substância dopante para melhorar o desempenho, o jogador teria sido suspenso por 20 jogos, que é a punição padrão da liga nesse caso.
Em um comunicado oficial distribuído à imprensa, Jefferson mostrou-se arrependido de sua conduta. “Quero pedir desculpas à franquia, ao nosso proprietário, aos meus companheiros e treinadores pela decisão errada que tomei. Sei que decepcionei as pessoas, especialmente os fãs do Hornets, que têm me apoiado desde a minha chegada à Charlotte, há dois anos. Do fundo do meu coração, eu realmente sinto muito. Estou empenhado em tomar decisões mais inteligentes no futuro”, afirmou o jogador de 30 anos.
Jefferson está no último de contrato com o Hornets e, na próxima offseason, será agente livre irrestrito. Nesta temporada, ele atuou em 17 jogos e angariou médias de 13.7 pontos e 6.4 rebotes. Devido a uma lesão na panturrilha esquerda, o pivô não atua desde o último dia 29 de novembro. A previsão é de que ele retorne às atividades em duas semanas.