Fim de linha para Pau Gasol no Lakers?

Saiba quais são os possíveis destinos do ala-pivô espanhol em 2012/2013 Depois de ser eliminado na segunda rodada dos playoffs, pelo segundo ano seguido, o Los Angeles Lakers deve promover algumas mudanças no elenco para a próxima temporada. A primeira delas deverá ser a saída do ala-pivô espanhol Pau Gasol, que chegou ao time angelino […]

Fonte:

Saiba quais são os possíveis destinos do ala-pivô espanhol em 2012/2013

Depois de ser eliminado na segunda rodada dos playoffs, pelo segundo ano seguido, o Los Angeles Lakers deve promover algumas mudanças no elenco para a próxima temporada. A primeira delas deverá ser a saída do ala-pivô espanhol Pau Gasol, que chegou ao time angelino há quatro anos.

O jogador, que já teve desentendimentos com o astro do Lakers, Kobe Bryant, e que não repete na pós-temporada o mesmo desempenho da temporada regular, caiu em desgraça com os fãs do time angelino. A gota d’ água foi no jogo 5 contra o Oklahoma City Thunder, em que cometeu um erro decisivo no final do duelo.

Publicidade

Neste artigo vou mostrar o que o Lakers pode conseguir em troca de Gasol e quais os times que mais se interessariam pelo jogador. Antes, vou fazer um retrospecto da trajetória do espanhol no time angelino. A saída dele da equipe parece mesmo uma questão de tempo…

A chegada de Gasol ao Lakers

No dia 1º de fevereiro de 2008, Los Angeles Lakers e Memphis Grizzlies fizeram uma das trocas mais controversas da história da NBA. O time angelino recebeu o ala-pivô espanhol Pau Gasol e uma escolha de segunda rodada do draft de 2010 e cedeu ao Grizzlies o pivô Kwame Brown, os armadores Javaris Crittenton e Aaron McKie, os direitos sobre o pivô espanhol Marc Gasol (irmão mais novo de Pau) e duas escolhas de primeira rodada (2008 e 2010).

Publicidade

Na época, o GM do Grizzlies, Chris Wallace, foi duramente criticado por todos que acompanham a NBA (exceto os admiradores do Lakers). Ele entregou de bandeja o melhor jogador da equipe e o time de Los Angeles voltou a ter um esquadrão. Então, a chegada de Pau Gasol era o que faltava para o time comandado por Phil Jackson se tornar um contender. O resultado da troca foi imediato. O time angelino chegou à final daquele ano, mas foi derrotado pelo Boston Celtics. Nas duas temporadas seguintes, não deu outra: o Lakers foi bicampeão.

Os problemas extra-quadra e o fraco desempenho nos playoffs de 2011

De 2009 a 2011, Gasol foi selecionado para o All-Star Game. Em 2009 e 2010, ele fez parte do terceiro time ideal da temporada. Em 2011 foi escolhido para o segundo time ideal daquele ano. Tudo corria bem em Los Angeles, até começarem os playoffs da última temporada, quando começaram a pipocar rumores sobre problemas extra-quadra envolvendo Gasol, e que estariam causando uma crise no elenco. Separação da namorada, briga com Kobe Bryant. E saiu na imprensa também que o então companheiro de Gasol, o ala-armador Shannon Brown, teria passado uma noite com a namorada do espanhol. Que baixaria…

Publicidade

As fofocas acabaram atrapalhando o desempenho do ala-pivô, que foi muito mal na série contra o Dallas Mavericks. O Lakers foi varrido e Gasol duramente criticado por suas fracas atuações no confronto. Na temporada regular, ele teve médias de 18.8 pontos, 10.2 rebotes e 53% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Nos playoffs, elas caíram para 13.1 pontos, 7.8 rebotes e 42% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Fim do namoro de Pau Gasol com Sylvia López Castro teria causado crise no Lakers em 2011

Suposto fim do namoro de Pau Gasol com Sylvia López Castro teria causado crise no Lakers em 2011

A quase ida para o Houston Rockets

Publicidade

Na offseason, Gasol esteve perto de deixar a equipe angelina. O Lakers fechou uma troca tripla com New Orleans Hornets e Houston Rockets para receber o armador Chris Paul. Na negociação, o jogador espanhol iria para o time texano. No entanto, o comissário David Stern foi pressionado pelos donos das outras equipes, furiosos com a negociação, e cancelou a troca. A justificativa dos cartolas foi que a NBA, como proprietária do Hornets, não poderia autorizar uma troca que favorecesse um grande mercado como Los Angeles. Dias depois, Paul foi negociado com o Clippers…

No decorrer da temporada, a imprensa norte-americana divulgou alguns rumores envolvendo a saída de Gasol do Lakers. O Chicago Bulls foi apontado como um provável interessado no jogador. Em fevereiro, Gasol reconheceu que sua saída do Lakers parecia inevitável. “Há rumores todos os dias. Vários times estão ligando e parece que só estão esperando chegar a proposta certa para fechar a troca”, afirmou o jogador, na época. Veio a trade deadline e nada. Ficou confirmado que o espanhol seguiria no Lakers até o fim da temporada.

Publicidade

Novo fracasso nos playoffs

Na pós-temporada deste ano, o Lakers foi novamente eliminado na segunda rodada. Caiu em uma série de cinco jogo contra o jovem time do Oklahoma City Thunder. A torcida do time angelino, que ainda não se esqueceu da varrida para o Mavs, voltou a criticar Gasol. A principal queixa é quanto à falta de gana do jogador. O apelido de “Gasoft” entrou em cena novamente. E as médias dele voltaram a cair. Na temporada regular, suas médias de 17.4 pontos, 10.4 rebotes e 50.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra caíram para 12.5 pontos, 9.5 rebotes e 43.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

Publicidade

Possíveis cenários de troca

Com o fim da temporada do Lakers, a saída de Gasol voltou a ser comentada. É consenso entre aqueles que acompanham a NBA que ele não tem mais clima para continuar no time angelino por tudo que foi citado acima. O melhor garrafão da Liga (na minha opinião) está perto de ser desfeito, o ciclo do espanhol em Los Angeles está chegando ao fim… Acredito que a direção da franquia também esteja pensando assim.

Publicidade

O desafio agora vai ser trocar o jogador, prestes a completar 32 anos, e seu contrato de 38,3 milhões de dólares válido pelas próximas duas temporadas. Para onde será que vai o espanhol? Muito provavelmente o Lakers vai querer, entre outras coisas, um jogador da mesma posição. Rockets, Bulls, Hawks, Magic ou Knicks? Algum outro time?

Trade 1 – Lakers e Rockets

Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Steve Blake (4 milhões de dólares)
Houston Rockets cede Luis Scola (9,4 milhões de dólares) + Kyle Lowry (5,75 milhões de dólares) + escolha de primeira rodada no draft + considerações em dinheiro

Publicidade

Trade 2 – Lakers e Bulls

Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares)
Chicago Bulls cede Carlos Boozer (15 milhões de dólares) + Kyle Korver (5 milhões de dólares)

Trade 3 – Lakers e Hawks

Publicidade

Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Josh McRoberts (3,1 milhões de dólares)
Atlanta Hawks cede Josh Smith (13,2 milhões de dólares) + Marvin Williams (8,3 milhões de dólares)

Trade 4 – Lakers e Magic

Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Andrew Bynum (16,5 milhões de dólares) + Steve Blake (4 milhões de dólares)
Orlando Magic cede Dwight Howard (19,2 milhões de dólares) + Hedo Turkoglu (11,4 milhões de dólares) + Jameer Nelson (7,8 milhões de dólares) + considerações em dinheiro

Publicidade

Trade 5 – Lakers e Knicks

Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares)
New York Knicks cede Amare Stoudemire (19,9 milhões de dólares) + considerações em dinheiro

Últimas Notícias

Comentários