Saiba quais são os possíveis destinos do ala-pivô espanhol em 2012/2013
Depois de ser eliminado na segunda rodada dos playoffs, pelo segundo ano seguido, o Los Angeles Lakers deve promover algumas mudanças no elenco para a próxima temporada. A primeira delas deverá ser a saída do ala-pivô espanhol Pau Gasol, que chegou ao time angelino há quatro anos.
O jogador, que já teve desentendimentos com o astro do Lakers, Kobe Bryant, e que não repete na pós-temporada o mesmo desempenho da temporada regular, caiu em desgraça com os fãs do time angelino. A gota d’ água foi no jogo 5 contra o Oklahoma City Thunder, em que cometeu um erro decisivo no final do duelo.
Neste artigo vou mostrar o que o Lakers pode conseguir em troca de Gasol e quais os times que mais se interessariam pelo jogador. Antes, vou fazer um retrospecto da trajetória do espanhol no time angelino. A saída dele da equipe parece mesmo uma questão de tempo…
A chegada de Gasol ao Lakers
No dia 1º de fevereiro de 2008, Los Angeles Lakers e Memphis Grizzlies fizeram uma das trocas mais controversas da história da NBA. O time angelino recebeu o ala-pivô espanhol Pau Gasol e uma escolha de segunda rodada do draft de 2010 e cedeu ao Grizzlies o pivô Kwame Brown, os armadores Javaris Crittenton e Aaron McKie, os direitos sobre o pivô espanhol Marc Gasol (irmão mais novo de Pau) e duas escolhas de primeira rodada (2008 e 2010).
Na época, o GM do Grizzlies, Chris Wallace, foi duramente criticado por todos que acompanham a NBA (exceto os admiradores do Lakers). Ele entregou de bandeja o melhor jogador da equipe e o time de Los Angeles voltou a ter um esquadrão. Então, a chegada de Pau Gasol era o que faltava para o time comandado por Phil Jackson se tornar um contender. O resultado da troca foi imediato. O time angelino chegou à final daquele ano, mas foi derrotado pelo Boston Celtics. Nas duas temporadas seguintes, não deu outra: o Lakers foi bicampeão.
Os problemas extra-quadra e o fraco desempenho nos playoffs de 2011
De 2009 a 2011, Gasol foi selecionado para o All-Star Game. Em 2009 e 2010, ele fez parte do terceiro time ideal da temporada. Em 2011 foi escolhido para o segundo time ideal daquele ano. Tudo corria bem em Los Angeles, até começarem os playoffs da última temporada, quando começaram a pipocar rumores sobre problemas extra-quadra envolvendo Gasol, e que estariam causando uma crise no elenco. Separação da namorada, briga com Kobe Bryant. E saiu na imprensa também que o então companheiro de Gasol, o ala-armador Shannon Brown, teria passado uma noite com a namorada do espanhol. Que baixaria…
As fofocas acabaram atrapalhando o desempenho do ala-pivô, que foi muito mal na série contra o Dallas Mavericks. O Lakers foi varrido e Gasol duramente criticado por suas fracas atuações no confronto. Na temporada regular, ele teve médias de 18.8 pontos, 10.2 rebotes e 53% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Nos playoffs, elas caíram para 13.1 pontos, 7.8 rebotes e 42% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
A quase ida para o Houston Rockets
Na offseason, Gasol esteve perto de deixar a equipe angelina. O Lakers fechou uma troca tripla com New Orleans Hornets e Houston Rockets para receber o armador Chris Paul. Na negociação, o jogador espanhol iria para o time texano. No entanto, o comissário David Stern foi pressionado pelos donos das outras equipes, furiosos com a negociação, e cancelou a troca. A justificativa dos cartolas foi que a NBA, como proprietária do Hornets, não poderia autorizar uma troca que favorecesse um grande mercado como Los Angeles. Dias depois, Paul foi negociado com o Clippers…
No decorrer da temporada, a imprensa norte-americana divulgou alguns rumores envolvendo a saída de Gasol do Lakers. O Chicago Bulls foi apontado como um provável interessado no jogador. Em fevereiro, Gasol reconheceu que sua saída do Lakers parecia inevitável. “Há rumores todos os dias. Vários times estão ligando e parece que só estão esperando chegar a proposta certa para fechar a troca”, afirmou o jogador, na época. Veio a trade deadline e nada. Ficou confirmado que o espanhol seguiria no Lakers até o fim da temporada.
Novo fracasso nos playoffs
Na pós-temporada deste ano, o Lakers foi novamente eliminado na segunda rodada. Caiu em uma série de cinco jogo contra o jovem time do Oklahoma City Thunder. A torcida do time angelino, que ainda não se esqueceu da varrida para o Mavs, voltou a criticar Gasol. A principal queixa é quanto à falta de gana do jogador. O apelido de “Gasoft” entrou em cena novamente. E as médias dele voltaram a cair. Na temporada regular, suas médias de 17.4 pontos, 10.4 rebotes e 50.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra caíram para 12.5 pontos, 9.5 rebotes e 43.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Possíveis cenários de troca
Com o fim da temporada do Lakers, a saída de Gasol voltou a ser comentada. É consenso entre aqueles que acompanham a NBA que ele não tem mais clima para continuar no time angelino por tudo que foi citado acima. O melhor garrafão da Liga (na minha opinião) está perto de ser desfeito, o ciclo do espanhol em Los Angeles está chegando ao fim… Acredito que a direção da franquia também esteja pensando assim.
O desafio agora vai ser trocar o jogador, prestes a completar 32 anos, e seu contrato de 38,3 milhões de dólares válido pelas próximas duas temporadas. Para onde será que vai o espanhol? Muito provavelmente o Lakers vai querer, entre outras coisas, um jogador da mesma posição. Rockets, Bulls, Hawks, Magic ou Knicks? Algum outro time?
Trade 1 – Lakers e Rockets
Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Steve Blake (4 milhões de dólares)
Houston Rockets cede Luis Scola (9,4 milhões de dólares) + Kyle Lowry (5,75 milhões de dólares) + escolha de primeira rodada no draft + considerações em dinheiro
Trade 2 – Lakers e Bulls
Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares)
Chicago Bulls cede Carlos Boozer (15 milhões de dólares) + Kyle Korver (5 milhões de dólares)
Trade 3 – Lakers e Hawks
Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Josh McRoberts (3,1 milhões de dólares)
Atlanta Hawks cede Josh Smith (13,2 milhões de dólares) + Marvin Williams (8,3 milhões de dólares)
Trade 4 – Lakers e Magic
Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares) + Andrew Bynum (16,5 milhões de dólares) + Steve Blake (4 milhões de dólares)
Orlando Magic cede Dwight Howard (19,2 milhões de dólares) + Hedo Turkoglu (11,4 milhões de dólares) + Jameer Nelson (7,8 milhões de dólares) + considerações em dinheiro
Trade 5 – Lakers e Knicks
Los Angeles Lakers cede Pau Gasol (19 milhões de dólares)
New York Knicks cede Amare Stoudemire (19,9 milhões de dólares) + considerações em dinheiro