Fica Van Gundy

O Orlando Magic foi eliminado pelo Indiana Pacers nos playoffs. Até aí, nenhuma surpresa. Sem o pivô Dwight Howard, o Magic foi presa fácil para o bom time de Indianápolis. Mas quem acompanhou os últimos jogos do Orlando, viu algo que não acontecia há algum tempo: união. Howard é mesmo o melhor jogador da equipe, […]

Fonte:

O Orlando Magic foi eliminado pelo Indiana Pacers nos playoffs. Até aí, nenhuma surpresa. Sem o pivô Dwight Howard, o Magic foi presa fácil para o bom time de Indianápolis. Mas quem acompanhou os últimos jogos do Orlando, viu algo que não acontecia há algum tempo: união.

Howard é mesmo o melhor jogador da equipe, mas o pacote acaba ficando muito caro. O que ele traz dentro de quadra, ele estraga fora. É desagregador, gosta de aparecer, e tem a tendência de culpar todos ao seu redor pelas falhas individuais.

OK. O elenco do Magic não é forte o suficiente para brigar por títulos e o técnico Stan Van Gundy utiliza o mesmo questionado esquema de jogo há anos. Mas ainda assim, o time está sempre nos playoffs. Agora, que está fora da fase dos mata-matas pela segunda vez seguida na primeira rodada (no ano passado caiu perante o Atlanta Hawks em seis jogos), começaram a pipocar notícias de que Van Gundy será demitido.

Publicidade

Mas por que? Existem tantas opções válidas assim no mercado que farão do Magic um time mais consistente?

Sinceramente, penso que não, apesar de saber que alguns dos melhores técnicos, que poderiam estar nos principais candidatos ao título, estão fora da NBA, como Phil Jackson, Jerry Sloan, e Larry Brown. Mas alguém acredita mesmo que eles poderiam emplacar na Flórida? Bem, se for no outro time do estado, talvez, sem querer desmerecer a franquia de Orlando. É pelo atrativo mesmo que digo isso. O Orlando não tem muita opção fora seguir com Van Gundy.

Publicidade

São nada menos que 259 vitórias em 404 jogos, ou seja, um aproveitamento de 64.1% pelo Magic. Na carreira, ele sempre levou o seu time aos playoffs, exceto quando foi demitido pelo Miami Heat em 2005-06 e ainda assim aquele time foi campeão da NBA. Os números falam por si. Onde é que a diretoria do Orlando vai encontrar um técnico com essa experiência para levar o time para frente? Só se algum daqueles citados aceitar treinar a equipe, o que hoje é algo improvável.

Existem rumores que a diretoria quer reformular o elenco, e isso deverá começar pelo GM Otis Smith e por Van Gundy. Mas a pergunta que fica: por que?

Como falei, o grupo não é muito forte, mas existem opções interessantes. A primeira dela é se livrar de Howard. Um jogador como ele vale muito no mercado. Ele receberá quase $20 milhões de dólares na temporada que vem. Imaginem quantos bons jogadores poderiam entrar nessa equipe em uma negociação. Los Angeles Lakers, New Jersey Nets (agora Brooklin), Dallas Mavericks, e o Atlanta Hawks, já manifestaram a vontade de trocar jogadores por ele.

Publicidade

O time pode se reforçar em várias áreas e deixar de ser totalmente dependente de Howard dentro do garrafão. Um exemplo claro foi mostrado recentemente, quando Glen Davis assumiu a titularidade.

Ora, Davis é um jogador muito aguerrido, e mostrou ter muito mais vontade que Dwight em toda a temporada. Nos playoffs, o gordinho obteve médias de 19.0 pontos, 9.2 rebotes, e mais de um toco por jogo. Isso enfrentando um dos melhores defensores no garrafão do Leste, Roy Hibbert. Imaginem ele em uma temporada completa no quinteto inicial, com um armador melhor que Jameer Nelson e boas opções no banco.

Publicidade

Não estou dizendo que Glen é a solução dos problemas para o Orlando. Mas não podemos deixar de pensar que nem tudo está acabado para o time.

Van Gundy é muito querido por seus jogadores e alguns deles (Ryan Anderson, Hedo Turkoglu, e J.J. Redick) já levantaram a bandeira em seu favor para seguir na equipe no ano que vem. Pode dar certo.

Infelizmente, alguém precisa pagar o pato. Não sei se a diretoria do Magic vai considerar isso tudo, mas pessoalmente, gostaria muito de ver o treinador comandando o Orlando por mais algum tempo.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários