Por Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Basketball
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nessa quinta-feira (14) as datas dos quatro Pré-Olímpicos Mundiais de basquete masculino para a Olimpíada de Tóquio. Por conta da pandemia do novo coronavírus, todas as competições já haviam passado para junho do ano que vem. Os torneios serão jogados entre 29 de junho e 4 de julho na Croácia, Sérvia, Lituânia e Canadá.
O Brasil está na disputa em Split, na Croácia, no mesmo grupo que a dona da casa, Tunísia, Alemanha, Rússia e México. Todas as outras chaves também terão seis países e apenas o campeão de cada torneio se classifica para Tóquio 2021, somando quatro garantidos e 12 seleções no Japão.
“Tenho plena confiança de que o Brasil tem uma seleção capaz de buscar uma vaga em Tóquio. Mostramos na Copa do Mundo da China que temos qualidade e um grupo que pode fazer grandes partidas, atuando de igual para igual. Vamos trabalhar forte para que o Brasil possa estar na Olimpíada de Tóquio no ano que vem”, citou o técnico croata Aleksandar Petrovic.
Adiado por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
Tabela do Brasil
29 de junho – Brasil x Tunísia
30 de junho – Brasil x Croácia
1 de julho – Folga do Brasil
2 de julho – Folga geral
3 de julho – Semifinais
4 de julho – Final
Confira os grupos
Belgrado – Sérvia
Grupo A – República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia
Grupo B – Porto Rico, Itália e Senegal
Kaunas – Lituânia
Grupo A – Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela
Grupo B – Polônia, Eslovênia e Angola
Split – Croácia
Grupo A – Alemanha, Rússia e México
Grupo B – Croácia, Brasil e Tunísia
Victoria – Canadá
Grupo A – Grécia, China e Canadá
Grupo B – Uruguai, República Tcheca e Turquia