O drama terminou: o basquete brasileiro está garantido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano que vem. A FIBA (Federação Internacional de Basquete) confirmou a vaga automática às seleções masculina e feminina nas primeiras horas deste domingo, após decisão favorável em reunião do comitê da organização, em Tóquio (Japão). Com isso, as seleções disputarão os torneios pré-olímpicos do continente sem a necessidade de buscar classificação.
Embora seja o país-sede das Olimpíadas, o Brasil vivia um impasse com a FIBA e corria o risco de não participar do evento por conta de dívida relacionada ainda à vaga da seleção masculina na mais recente edição da Copa do Mundo, no ano passado. Os problemas no pagamento pelo convite para disputar a competição complicaram a situação do CBB (Confederação Brasileira de Basquete) nos bastidores da federação.
A aprovação da classificação automática veio depois que a CBB, com a ajuda de dois dos seus principais patrocinadores, apresentou proposta para quitação da dívida que satisfez a direção da FIBA. Apostando na decisão positiva da organização, o técnico Ruben Magnano deixou os jogadores da NBA e vários atletas mais experientes de fora de sua convocação da seleção masculina para a Copa América, que valerá como Pré-Olímpico.
“A decisão foi tomada com base na aplicação da CBB, que confirma que atende as diversas necessidades esportivas, incluindo ter uma história rica no basquete e ser capaz de garantir seus melhores times para competir no Rio de Janeiro. Além disso, apoiada por seus parceiros e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), assumiu um firme compromisso de pagar a dívida existente”, declarou a FIBA, por meio de nota oficial.
A competição de basquete dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecerá entre os dias 06 e 21 do ano que vem e terá a participação de 12 times nacionais. Brasil (país-sede) e os EUA (campeão mundial masculino e feminino) já estão assegurados nos dois torneios. A seleção sérvia, que acaba de sagrar-se campeã européia, também já está classificada para a chave feminina.