Fenômeno na NCAA, Trae Young admite inspiração e admiração por Curry

Armador de Oklahoma é considerado prospecto mais próximo de estilo do astro do Warriors

Fonte: Armador de Oklahoma é considerado prospecto mais próximo de estilo do astro do Warriors

Trae Young está passando pela atual temporada do basquete universitário como um furacão. O armador da Universidade de Oklahoma lidera a primeira divisão da NCAA em média de pontuação (30.1) e assistências (9.9), além de combinação de volume e eficiência nunca vistos nos arremessos de longa distância. Seu estilo de jogo atrai óbvias comparações com Stephen Curry – e, não por acaso, ele revela que o astro do Golden State Warriors é seu grande ídolo no basquete.

“Eu gravava cada uma das partidas de Stephen para assistir antes de dormir ou no dia seguinte. Observava como atua, a movimentação sem bola do Warriors e como ele consegue envolver os companheiros enquanto ainda cria para si mesmo. Adoro vê-lo em quadra. Stephen está mudando o jogo e a forma como atuo se encaixa perfeitamente nesse novo molde”, contou o atleta de 19 anos, em entrevista ao periódico The Wall Street Journal.

Young já pode ser considerado o primeiro representante de uma nova geração de prospectos de elite, inspirados nas mudanças que o basquete da NBA passou pelos últimos anos. São jovens que veem Curry, duas vezes MVP da liga, como inspiração na mesma medida que gerações anteriores foram decisivamente influenciadas por craques do quilate de Kobe Bryant e Michael Jordan.

Publicidade

“Hoje, arremessar de longa distância já não é visto como algo ruim. E eu sinto que meu jogo sempre se baseou em chutar para três pontos ou infiltrar até o aro. Por destino, o basquete está se dirigindo na direção do meu estilo de jogo”, resumiu o armador, que, entre outros feitos, tornou-se o primeiro atleta em duas décadas a ter uma atuação de 20 pontos e 20 assistências na elite da NCAA.

Young não era posicionado como um dos dez melhores prospectos colegiais do país na última temporada por nenhum dos grandes serviços especializados, mas, hoje, já é quase unanimidade como uma das cinco primeiras escolhas do draft deste ano. Além das estatísticas já citadas, o jovem ainda registra 4.3 rebotes, 1.9 roubos de bola e mais de quatro cestas de três pontos por partida.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=zhEZSA7zMNk

Últimas Notícias

Comentários