Um episódio lamentável protagonizado por uma pessoa conhecida no basquete brasileiro, em uma rede social, causou perplexidade nessa quinta-feira.
O técnico e gestor da Liga Sorocabana de Basquete, Rinaldo Rodrigues, postou, em sua conta no Instagram, uma montagem na qual aparece vestido com roupas nazistas e com um bigode semelhante ao do genocida Adolf Hitler.
O post de Rinaldo revoltou a Federação Israelita de São Paulo. Questionado pela instituição, ele disse que a publicação foi uma brincadeira de amigos e se desculpou pelo caso.
Confira a nota de repúdio da Federação Israelita de SP:
“A Federação Israelita do Estado de São Paulo repudia a atitude do Sr. Rinaldo Rodrigues, técnico e gestor da Liga Sorocabana de Basquete, que disputa o campeonato brasileiro da modalidade. Ao ser questionado, disse tratar-se de uma brincadeira por causa de seu cabelo. Rinaldo postou em sua conta no Instagram uma montagem na qual aparece vestido com roupas nazistas e com um bigode semelhante ao de Adolf Hitler. Trata-se de uma atitude indesculpável e que merece toda forma de condenação possível. Não toleraremos “brincadeiras” com temas tão sensíveis para todos nós. O corpo jurídico da Federação está estudando medidas a serem tomadas”.
Segundo historiadores do Holocausto, aproximadamente seis milhões de judeus foram exterminados em campos de concentração, vítimas de atrocidades cometidas pelo regime nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A publicação foi deletada.