O novo homem forte do basquete do Chicago Bulls está definido. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a equipe de Illinois está finalizando a contratação do atual gerente-geral do Denver Nuggets, Arturas Karnisovas, para assumir o cargo de vice-presidente de operações. O executivo de 48 anos desembarca no novo time para substituir o ex-jogador John Paxson na função.
O dirigente, natural da Lituânia, impressionou a alta cúpula da franquia no último fim de semana e realizou uma segunda entrevista nessa quarta-feira, quando já abriu negociações para ficar com o posto. Anteriormente, o Bulls também havia entrevistado profissionais como Danny Ferry (ex-Hawks), Bryan Colangelo (ex-Raptors), Wes Wilcox (atual GM do Hawks) e Justin Zanik (GM do Jazz).
Karnisovas deverá ser a peça fundamental de uma aguardada reformulação nas operações da equipe, “virando a página” de uma gestão anterior que se estendeu por quase duas décadas. É esperado que a sua primeira decisão no cargo seja a contratação de um novo gerente-geral, para substituir o criticado Gar Forman. Forman e Paxson, porém, deverão seguir na organização em outras funções.
O novo vice-presidente inicia o novo desafio credenciado pelo apoio ao excelente trabalho que tem sido feito no Nuggets, um dos melhores times da conferência Oeste nas últimas duas temporadas. Ele foi efetivado a gerente-geral em 2017, como reconhecimento dos esforços para montar o talentoso elenco jovem de Denver junto com o presidente de operações, Tim Connelly.
Ex-jogador de destaque no basquete europeu e medalhista olímpico, Karnisovas tem um currículo diverso fora das quadras: trabalhou nos escritórios da NBA e como olheiro do Houston Rockets antes de tornar-se dirigente da equipe do Colorado. O executivo é apontado como um dos principais responsáveis pelas escolhas de Nikola Jokic e Jusuf Nurkic pelo Nuggets em drafts recentes.