Escolhido na terceira posição do draft 2005 pelo Utah Jazz, o armador Deron Williams alternou grandes momentos em quadra e grandes polêmicas fora dela em seu período em Salt Lake City. Presente no time ideal de novatos em 2005-06 e nos segundos melhores quintetos das temporadas 2007-08 e 2009-10, o jogador entrou em rota de colisão com o técnico Jerry Sloan, e a problemática resultou na troca de Williams para o então New Jersey Nets, e na aposentadoria de Sloan.
Aposentado após passar 36 anos no Jazz, o médico Lyle Mason foi entrevistado pela jornalista Laura Thompson, do Salt City Hoops, e não deixou de criticar as atitudes do armador enquanto jogador do Jazz.
“Deron era o oposto do Stockton, não conseguia aceitar o treinador chamando qualquer jogada. Ele queria chamar todas as jogadas. Nunca vou entender porque aquilo era tão importante. Se o técnico chamasse uma jogada, ele realizaria outra”, disse Mason. “Deron simplesmente decidiu que não precisava ser treinado, e o Sloan pensava o contrário”.
Contratado quando a franquia era sediada em New Orleans, Mason viu de perto os grandes times do Jazz entre as décadas de 80 e 90, além de ter acompanhado a escolha da direção por recrutar Williams, e não Chris Paul, no draft 2005. Para ter Deron, o Jazz enviou duas escolhas de primeira rodada para o Portland Trail Blazers. Mesmo com as críticas ao ex-armador da equipe, Mason foi só elogios ao lembrar da seleção de Deron.
“Quando ele chegou, era um jogador muito habilidoso, e o Sloan decidiu por ele por conta da altura, força e resistência. Quando ele começou a jogar, foi extraordinário. Porém, o conflito de personalidade entre ele o técnico deixaram a convivência dos dois impossível”, explicou Mason antes de comparar novamente Williams com Stockton. “John e Karl se adaptaram ao estilo do Sloan porque tinham um tremendo respeito por ele. Talvez, Deron não tinha esse respeito”.
Durante seus seis anos em Utah, Deron teve médias de 17.3 pontos, 9.1 assistências e 3.2 rebotes, e foi selecionado duas vezes para o Jogo das Estrelas. Com Sloan, foram 278 vitórias em 464 partidas.