Eslovênia 103 x 97 Letônia
Duas das equipes que mais encantaram nesta edição do EuroBasket se enfrentaram nesta terça-feira, em Istambul. No aguardado duelo entre Eslovênia e Letônia, melhor para a seleção comandada pela dupla Luka Doncic e Goran Dragic, que venceu por 103 a 97 e chegou à fase semifinal pela segunda vez em sua história. Os eslovenos terão uma pedreira na próxima quinta-feira, quando enfrentam a atual campeã Espanha, em jogo a ser realizado a partir das 15h30 (horário de Brasília).
As duas principais figuras da Eslovênia combinaram para 53 pontos, 15 rebotes, nove assistências, seis bolas de três pontos convertidas e 16-29 nos arremessos de quadra (55% de aproveitamento). Doncic, aliás, entrou para a história da competição. O prodígio esloveno se tornou o jogador de 18 anos com a maior pontuação (27 pontos) em um jogo do EuroBasket. Doncic, que atua no Real Madrid, a Espanha, é um forte candidato à primeira escolha do Draft de 2018 da NBA.
Além deles, o ataque esloveno contou com a ajuda do ala Klemen Prepelic e do ala-pivô Anthony Randolph, que anotaram 17 e 16 pontos, respectivamente. Na defesa, o destaque da Eslovênia foi o pivô Gasper Vidmar, que distribuiu quatro tocos e protegeu bem a cesta nos 22 minutos em que esteve em quadra, antes de ser eliminado em faltas.
Pelo lado da Letônia, o destaque, como não poderia deixar de ser foi o pivô Kristaps Porzingis. O jogador do New York Knicks foi o cestinha do duelo, com 34 pontos. Além dele, outro jogador que atua na NBA, o ala-pivô Davis Bertans, do San Antonio Spurs, contribuiu do lado ofensivo. O camisa 8 anotou 23 pontos, 18 deles oriundos de arremessos de longa distância.
Eslovênia
Luka Doncic: 27 pontos, nove rebotes, quatro bolas de três pontos convertidas e 7-14 nos arremessos de quadra
Goran Dragic: 26 pontos, seis rebotes, oito assistências, seis desperdícios de bola e 9-15 nos arremessos de quadra
Klemen Prepelic: 17 pontos e 12-12 nos lances livres
Anthony Randolph: 16 pontos e nove rebotes
Letônia
Kristaps Porzingis: 34 pontos, seis rebotes e 12-21 nos arremessos de quadra
Davis Bertans: 23 pontos e seis bolas de três pontos convertidas
Dairis Bertans: 12 pontos, quatro rebotes e seis assistências
Alemanha 72 x 84 Espanha
A Espanha passou um sufoco no começo do confronto, mas se recuperou durante o jogo e confirmou o favoritismo ao bater a Alemanha por 84 a 72. O detalhe é que os atuais campeões do EuroBasket chegam pela décima vez consecutiva à fase semifinal do torneio. Na próxima quinta-feira, os espanhóis encaram a Eslovênia, em um duelo entre as únicas seleções que ainda não perderam na competição.
Logo nos primeiros quatro minutos do duelo, os alemães surpreenderam e abriram 11 a 2 no placar. Após o pedido de tempo do técnico Sergio Scariolo, a Espanha voltou mais concentrada e encostou no marcador graças aos irmãos Pau e Marc Gasol. No intervalo, o placar apontava 34 a 33 para os espanhóis.
No terceiro quarto, Marc Gasol deu um show em quadra. Ele anotou 18 pontos no período, incluindo três bolas de longa distância seguidas, e praticamente selou o triunfo espanhol. A Alemanha foi para o último quarto com uma desvantagem de 12 pontos, mas não teve forçar para esboçar uma reação.
Alemanha
Dennis Schroder: 27 pontos, quatro rebotes, oito assistências, sete desperdícios de bola e 12-23 nos arremessos de quadra
Daniel Theis: 15 pontos e quatro rebotes
Espanha
Marc Gasol: 28 pontos, dez rebotes, quatro assistências, quatro bolas de três pontos convertidas, dois tocos e 10-15 nos arremessos de quadra
Pau Gasol: 19 pontos e quatro rebotes
Sergio Rodríguez: 11 pontos e sete assistências