O brasileiro Lucas “Bebê” Nogueira deverá ficar mais uma temporada no basquete espanhol. Segundo Chris Vivlamore, que cobre o Atlanta Hawks para o periódico The Atlanta Journal-Constitution, a contratação do pivô mexicano Gustavo Ayón sinaliza que o 16º escolhido do último recrutamento vai ser mantido no Asefa Estudiantes até julho de 2014.
Vários meios especializados noticiavam nos últimos dias que o Hawks estava em negociações com o Estudiantes para viabilizar a liberação de Lucas. No entanto, Vivlamore afirma que não havia uma posição consolidada na franquia sobre o melhor caminho para o desenvolvimento do jovem: ficar na Europa e ter maior tempo de quadra ou vir para a NBA de imediato e fazer um trabalho físico especial, mesmo que tivesse menos chances de atuar.
Em entrevista publicada nesta segunda-feira por Fábio Balassiano, blogueiro do portal UOL, o pivô brasileiro (que ainda não sabia da contratação de Ayón) reforçou a vontade de levar seus talentos para os EUA, mas não tem pressa para isso e mostrou-se tranquilo quanto a uma possível continuação no basquete espanhol.
“Meu desejo é jogar na NBA, só que a gente tem que ser realista. Eu acho que posso estar preparado para jogar um pouquinho lá agora, mas talvez esteja enganado. E, caso eu esteja, vou ter a humildade de reconhecer isso e voltar para Europa. O time está passando por um processo de reconstrução, sei que faço parte disso e também que há vários pivôs em Atlanta para disputar minutos”, avaliou Bebê, que teve médias de 5.4 pontos e 3.4 rebotes na última edição do Campeonato Espanhol (Liga ACB).
Neste momento, o Hawks já possui cinco atletas de garrafão no elenco para a próxima temporada: Al Horford, Paul Millsap, Elton Brand, Pero Antic e Mike Scott, que tem contrato parcialmente garantido. Por isso, outro pivô selecionado pela franquia no último draft, Mike Muscala, deverá ser enviado para atuar um ano no basquete europeu e ganhar experiência.