Jayson Tatum e outros astros do Boston Celtics falaram após a incrível derrota para o Atlanta Hawks na segunda-feira (25). O melhor time da NBA, que somava nove vitórias seguidas, chegou a liderar por 30 pontos no meio do segundo quarto. No entanto, a equipe rival conseguiu uma das viradas mais improváveis de toda a campanha 2023/24 e até mesmo dos últimos anos.
Após a partida, Tatum falou com a imprensa sobre os motivos do colapso. Mesmo com os desfalques de Jrue Holiday e Derrick White, Boston era muito favorito. Afinal, o Hawks não contava com nomes como Trae Young, Jalen Johnson, Saddiq Bey e Onyeka Okongwu.
“Não é fácil perder uma partida dessa forma. Ninguém entra para perder ou joga brincando. O seu objetivo é vencer todas as partidas sempre. Acho que tem sido pior nas com a gente do que é para o resto da NBA quando perdemos. As pessoas acham que nunca deveríamos perder uma partida. Mas não há desculpas, nós estragamos o jogo. Sabemos disso. Foram erros nossos, acima de tudo”, afirmou.
“Nós somos adultos e esse é um grupo experiente. Nós sabemos o caminho da vitória. Ninguém venceu mais do que nós esse ano. Portanto, nós todos estamos cientes de que se não fizermos o trabalho, vamos perder. Acho que é mais fácil de consertar porque, como disse, estamos vencendo sempre e sabemos como fazer. Mas é claro que não muda o fato dessa noite ser dura conosco”, concluiu.
O revés, que veio em um segundo tempo muito ruim, voltou a acender algumas narrativas contra a equipe que lidera a NBA em 2023/24 e já está classificada aos playoffs.
Leia mais sobre o Celtics!
- Em noite de resultados surpreendentes na NBA, Hawks vira e vence Celtics
- Gordon Hayward seria alvo do Celtics na offseason da NBA
- “Boston Celtics não tem rivais nos playoffs do Leste”, afirma ex-técnico da NBA
Das 15 derrotas da equipe na campanha, 11 vieram após liderar o placar por pelo menos dez pontos. A equipe é criticada muitas vezes por não agir bem em finais de partidas. O duelo dessa segunda chegou ao chamado clutch-time, e eles foram derrotados por um dos times mais inconstantes da liga.
Além de Jayson Tatum, outro que falou após a derrota do Celtics foi Jaylen Brown. Para a outra grande estrela da equipe, houve sim uma queda de energia após abrir grande vantagem.
“Acho que é difícil ter uma leitura muito diferente disso. Nós abrimos 30 pontos de vantagem no segundo quarto. Se você assistir a isso, vai saber que fomos praticamente perfeitos até aquele momento. Então, quando você está numa situação como essa, às vezes pode tirar o pé do acelerador. Assim, você joga mais casual, mais distraído, não executa. Nos custou caro nessa noite”, revelou.
Foi o que disse também o treinador de Boston, Joe Mazzulla. Para ele, a NBA é feita disso. Quando você não consegue matar o jogo e deixa seu adversário vivo, as coisas podem se complicar.
“Nós já passamos por momentos como esses antes. Então, precisamos entender que tudo isso é muito possível e plausível. Você deixa seu adversário vivo, deixa ele se alimentar e ganhar energia. O ambiente, assim, se torna outro quando você está fora de casa. Os coadjuvantes crescem, você se vê em problemas. Portanto, é nossa responsabilidade. É o tipo de derrota que não pode acontecer”, concluiu.
Virada histórica
Para se ter uma noção do tamanho da reviravolta no placar, vamos revisitar alguns números.
O Boston Celtics só tinha uma derrota após liderar uma partida por 30 ou mais pontos, em toda a sua história. Uma derrota para o Philadelphia 76ers em 1988. Aliás, esse é um número não oficial, já que a NBA em si só rastreou os dados em relação a isso até 1996. A informação é de Tim Reynolds, do portal Associated Press.
Aliás, viradas como essa estão longe de ser normais. Afinal, desde o começo da contagem da liga, essa foi a sexta vez em que um time que liderou um jogo por 30 pontos perdeu. A última delas havia sido em 2022, quando o Los Angeles Clippers chegou a estar 35 pontos atrás do Washington Wizards e ainda venceu.
Portanto, a maior virada da atual temporada. E a maior virada da história do Atlanta Hawks.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA