O jogo parecia que seria complicado. Só pareceu. Com uma atuação de gala de Kevin Durant, que marcou 17 pontos no terceiro quarto, os Estados Unidos derrotaram a Argentina por 126×97 e sacramentou o duelo dos hermanos – que já estavam classificados – contra a seleção brasileira na próxima fase. Os adversários dos norte-americanos serão os australianos.
Nos dois primeiros quartos, o jogo foi disputadíssimo, principalmente devido aos erros dos EUA no ataque. O jovem Facundo Campazzo, titular no lugar de Pablo Prigioni – que sentiu cólicas renais e foi poupado, surpreendeu a todos jogando com frieza e precisão, assim como seu companheiro na armação Manu Ginobili. Os tiros de três pontos também foram fundamentais, e os argentinos foram para o intervalo perdendo por apenas um ponto: parciais de 34×32 e 26×27.
No terceiro quarto porém, os norte-americanos engoliram nossos vizinhos. Com uma defesa fortíssima e impecável, eles sacramentaram a partida ao vencer por 42×17, conseguindo uma vantagem de 26 pontos ao abrir 102×76. Kevin Durant foi o principal responsável, ao marcar 17 de seus 28 pontos durante a parcial, a maioria em arremessos de três pontos – seis acertos. Ao final do período, uma confusão entre os jogadores teve início, que resultou em faltas técnicas para Durant e Juan Gutiérrez.
No último quarto, com o placar já assegurado, ambos os times pouparam seus titulares, dando tempo de quadra e ritmo para os reservas. Mesmo assim, os EUA venceram por 24×21, e a partida terminou com o placar largo de 126×97.
Com o final da partida os duelos das quartas de final que não estavam certos foram definidos: França x Espanha e o já citado confronto sul-americano entre Brasil x Argentina. Os outros dois jogos serão entre Rússia x Lituânia e Estados Unidos x Austrália. Os norte-americanos encerram a fase de grupos como os únicos invictos.
Destaques:
Estados Unidos
Kevin Durant: 28 pontos (8-10 nos arremessos de três pontos), três roubos de bola
LeBron James: 18 pontos, cinco assistências
Chris Paul: 17 pontos, sete assistências
Argentina
Manu Ginobili: 16 pontos, seis assistências
Carlos Delfino: 13 pontos
Facundo Campazzo: oito pontos, sete assistências